Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Fotografias mostram “As Cores do Sol em Guaratuba”

Leonardo e Nelson Justus com a obra “O Amanhecer da Coruja no Litoral Paranaense” – Foto; Pedro Huham Oliveira
Leonardo e Nelson Justus com a obra “O Amanhecer da Coruja no Litoral Paranaense” – Foto: Pedro Huham Oliveira

Na semana em que acontece a Festa do Divino Espírito Santo, o restaurante Ratatuí, localizado à rua Coronel Carlos Mafra, 195 – será sede da exposição fotográfica “As Cores do Sol em Guaratuba”.

As fotos do jornalista Leonardo Schenato Barroso foram feitas entre o início de 2013 e o final de 2015 nas praias do município. Antes de vir a Guaratuba, a mostra já esteve em exibição em Curitiba, nas dependências do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná por solicitação do deputado estadual Nelson Justus.

As fotografias são impressas em metal e emolduradas em quadros com fundo e contorno preto. Entre as obras, destaca-se a intitulada “O Amanhecer da Coruja no Litoral Paranaense”, vencedora de concurso fotográfico promovido pelo campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escolhida para ser capa de uma das edições da Guaju – Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, ligada ao Programa de Pós-Graduação da universidade mencionada.

A conquista acabou rendendo ao fotógrafo Leonardo a honraria de uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Guaratuba e também na Câmara Municipal de Irati, cidade onde ele reside.

Segundo o expositor, as imagens têm como objetivo exaltar a beleza dos momentos do por e do nascer do sol, com destaque às cores do crepúsculo em contraste com os elementos naturais e paisagísticos localizados nas praias da cidade. “É assim que eu sempre enxerguei Guaratuba: um cenário belíssimo, rico em tons sóbrios e silhuetas marcantes. Mas, acima disso, um lugar onde é possível viver momentos únicos e inesquecíveis, como os que eu vivi por lá”, descreve Leonardo, ainda acrescentando: “espero que quem aprecie estas fotos possa, ao menos por alguns instantes, vivenciar estes mesmos sentimentos e sensações”.

Leonardo também se mostrou bastante contente por estar trazendo a exposição para a cidade onde as fotografias foram feitas. “É uma espécie de ‘renascimento’. Foi nesta cidade que as imagens surgiram, e agora voltam como uma demonstração de respeito e de gratidão da minha parte”, conclui o fotógrafo. A exposição fica em cartaz até o dia 16 de julho.

 

 

Leia também