Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Lançado em Guaratuba o Selo de Qualidade no Turismo

Empresários de Guaratuba conheceram, nesta terça-feira (19), um novo projeto para qualificação e marketing: o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.

A reunião foi organizada pelo Sebrae, Adetur Litoral e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e aconteceu no restaurante Tia Geni. Pouco mais de dez empresários e pessoas ligadas ao setor compareceram, o que levou o vice-prefeito e secretário Vandir Esmaniotto a propor uma nova reunião.

A equipe do Sebrae, formada por Gilberto Keserle e Rafael Andreghetto, apresentou o projeto que consiste em “melhorar a competitividade das empresas e reconhecer as que investirem em gestão e qualidade”. O selo é feito em parceria com diversas instituições públicas e empresariais. A certificação é feita pela empresa pública Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná).

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná foi lançado em 2015 só em algumas cidades do Paraná. No Litoral, o programa piloto aconteceu apenas em Matinhos e Paranaguá. Houve 14 empresas participantes no ramo de hospedagem e gastronomia de interesse turístico e cinco estabelecimentos conquistaram o selo, todos eles pousadas da Ilha do Mel, que pertence à Paranaguá.

O ciclo 2016-2017 do programa vai abranger todos os sete municípios do Litoral e ainda a região dos Campos Gerais, Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. Neste ano, vai abranger os meios de hospedagem, gastronomia de interesse turístico, agências de turismo receptivo, organizadores de eventos e transportadoras turísticas.

As empresas que participarem terão de passar por diversas avaliações, incluindo duas visitas de um “turista oculto”, que fará um relatório detalhado e técnico do atendimento nas empresas. Quem conseguir o selo terá um importante instrumento de marketing. Quem não conseguir, terá tido pelo menos informações de como aperfeiçoar a gestão da empresa e o atendimento ao público.

Segundo a equipe do Sebrae, o valor da participação é subsidiado pelos parceiros do programa, e por isto é de apenas R$ 480,00 para associados da Adetur e R$ 600,00 para os demais.

Como obter o Selo

Os interessados no programa devem procurar o diretor-executivo da Adetur Litoral, Plácido José de Oliveira, no telefone (41) 3472-3629, ou e-mail: [email protected]. Também procurar o escritório do Sebrae-PR no Litoral, que fica na Avenida Gabriel de Lara, 1.404, no bairro Leblon, em Paranaguá, telefone (41) 3330-5760. Ainda pode obter informações na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que fica na avenida 29 de Abril, 425, telefone (41) 3472-8643.

Leia também