Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Turismo e Cultura: Uma Combinação Irresistível

O turismo cultural cada vez mais ganha espaço nos debates sobre as formas de atrair turistas para nossa cidade de Guaratuba fora da temporada. E a combinação de turismo com cultura é realmente irresistível ou senão vejamos:

Quando estamos viajando, estamos leves, prontos para novas aventuras e experiências.

Quando assistimos a um show musical, uma peça de teatro ou qualquer apresentação cultural também somos transportados para longe de onde estamos, passeamos por lugares que não conhecemos e esta sensação também é ótima.

Então por que não somar estas duas experiências e fazermos nossa cidade respirar ares de temporada nos meses que não temos muitos turistas por aqui? Somar a experiência cultural com o turismo pode render ótimos frutos, leia-se, recursos, que geram empregos, que gera consumo e assim por diante.

Ou seja, o turismo cultural empurra a cidade no caminho do crescimento econômico e da geração de renda.

Quer alguns exemplos? Então vamos lá:

Está acontecendo na Ilha do Mel o Festival Jazz na Ilha. Pelo 3° ano consecutivo a Ilha do Mel, nossa vizinha aqui no litoral paranaense, no mês de agosto vive finais de semana diferentes com pousadas lotadas, restaurantes e bares com público que nunca foi visto na Ilha no mês de agosto. Quem está organizando o festival é um amigo de longa data, o baixista e arranjador Glauco Solter que começou de mansinho e agora organiza um festival que já entrou para o calendário de inverno do litoral paranaense. As bandas se alternam nas pousadas e tocam sexta, sábado e domingo durante os finais de semana de agosto. Não é uma ideia simples mas ao mesmo tempo genial?

Mais um exemplo? A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Pelo 16° ano consecutivo escritores, jornalistas e público em geral se espremem nas ruelas desta simpática cidade do litoral do Rio de Janeiro para acompanhar debates, mesas redondas e noites de autógrafos de escritores do mundo todo. O que começou pequeno virou um evento cultural internacional. Meses antes do evento já não se consegue quartos nas pousadas, os restaurantes ficam lotados e a cidade inteira ganha com este movimento fora de temporada.

E tem mais, Festival de Teatro em Curitiba, Festival de Dança em Joinville e tantos outros exemplos de turismo cultural que podemos enumerar.

Pensando nisto, estamos organizando o I Ostra Jazz para o mês de novembro em Guaratuba. Nos dias 12 e 13 de novembro traremos músicos de jazz de Curitiba para se apresentarem em bares de nossa cidade além de degustarem uma delícia de Guaratuba, nossa ostra. Juntaremos o melhor da música com a divulgação de nossa iguaria, que alguns não sabem, mas Guaratuba é a segunda maior produtora de ostra do Brasil ficando atrás somente de Florianópolis.

Prezado leitor, Guaratuba não pode parar. Somente com trabalho e dedicação a nossa cidade faremos daqui um excelente lugar para viver. E que venham os turistas, o ano todo.

Até a próxima. Abraço!

 

Leia também