Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Teste rápido de covid da UFPR Litoral entra em nova fase

Foto: Luciano Huergo / UFPR Litoral

O teste rápido de covid, desenvolvido no Setor Litoral da UFPR pela equipe de pesquisadores coordenada pelo professor Luciano Huergo, entrou em nova fase de coleta de dados. Desde novembro, quando começou a bateria de testes, já foi testada a presença de anticorpos do vírus em 80 servidores técnicos administrativos e docentes da UFPR Litoral.

A UFPR trabalha para aumentar a frequência dos testes incluindo a participação de estudantes do setor e, com apoio externo, incluindo também moradores de Matinhos.

O professor Huergo avisa que o teste rápido não possui autorização para diagnósticos, essa bateria de testes trata-se de coleta de dados para os estudos científicos, uma vez que a metodologia encontra-se dentro de um comitê de ética de pesquisa.

O teste deve seguir recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que se torne efetivo, o quê demandará um incremento na infraestrutura de coleta, que hoje ocorre nos laboratórios didáticos da UFPR Litoral, e sua produção teria que ser feita em uma unidade certificada.

Por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue dos voluntários(as) o teste tem apresentado uma precisão de especificidade (detecção de falso positivo) acima de 99%, e de sensibilidade (confirmação por PCR) de 90%. No universo de amostras coletados até esse momento, dentre servidores do Setor Litoral, 5 % apresentaram indícios de infecção pelo virus.

Fonte: UFPR Litoral

Leia também