Acidente na BR-376 mata uma pessoa e despeja ácido em córrego de Guaratuba
Um caminhão tombou agora pela manhã na BR-376 e causou a morte do motorista, identificado posteriormente com Joaquim Rocha. Houve despejo de um produto tóxico que contem ácido sulfúrico diluído em um córrego que deságua no rios da Santa e São João, em Guaratuba e Garuva. Segundo as primeiras informação, o veículo estava carregado com 32 mil litros do produto.


Equipe do Instituto Água e Terra (IAT) do escritório de Guaratuba foi ao local para ver os danos e determinar as providências que devem ser tomadas. Parte da equipe foi direto para os locais de recreação às margens do São João para avisar os turistas e as comunidades. A Secretaria de Saneamento Ambiental de Garuva, Defesa Civil de Garuva e de Guaratuba também se dirigiram ao local do acidente. Comunicado da Prefeitura de Garuva e da Defesa Civil do município alerta para que a população não entre ou utilize a água do rio.
IAT fez coleta para análise da água
Oficialmente, o IAT informou que o acidente acabou “despejando o produto químico em um córrego, atingindo os rios da Santa e São João”. Equipe do órgão deu atendimento a ocorrência efetuando coleta de material nos rios afetados, seguindo o material para análise. “Somente após o resultado da análise e emissão de laudo técnico, o IAT poderá se manifestar quanto a interdição dos rios afetados”, informou o órgão. “O IAT emitirá um relatório de inspeção ambiental a empresa responsável pela carga solicitando a apresentação de plano de monitoramento do solo afetado e das águas superficiais”
Por enquanto a Prefeitura de Garuva se disponibilizou em colocar placas de alerta/risco nas área afetadas para prevenção.


No final de janeiro, o rio São João foi liberado para banho e lazer depois de quase um ano de interdição. Em fevereiro de 2021, um caminhão tombou na lateral da rodovia BR-376, na altura do km 679, e derramou um inseticida pela canaleta das águas pluviais até atingir um córrego afluente e o rio São João. A contaminação atravessou a divisa do Estado, chegando a Garuva (SC).
O acidente
Na manhã de hoje, por volta das 8h10, o caminhão perdeu os freios e tombou na altura do KM 668,1, no sentido Sul, em direção a Santa Catarina. Um motorista filmou o caminhão descendo a serra e passando pela área de escape com caixa de brita do km 671,7 sem acessá-la. Neste instante havia um automóvel pequeno na pista da esquerda, ao lado da área. Menos de um quilômetro do local do tombamento, há outra área de escape, no KM 667,3.
O caminhão Scania, tem placas de Guarulhos (SP), o motorista, Joaquim Rocha, de 64 anos, natural de Itabuna (BA), morreu preso na cabine. O caminhão ficou na pista e o tanque com o produto corrosivo despencou numa ribanceira. Por volta da 10h já se formava uma fila de 8 quilômetros e não havia previsão de liberação das pistas, o que aconteceu só por volta das 14h. Uma hora depois da liberação de todas as faixas, havia uma fila de 15 quilômetros.




