Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Teatro Rachel Costa recebe hoje a Festa Antropofágica

“Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.“
(Oswald de Andrade, Manifesto Antropófago)

A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na experimentação e na liberdade criadora. Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros. Esse momento deu início a uma nova fase da Arte Brasileira, o Modernismo.

Passados 100 anos, é o momento de comemorarmos esse evento histórico fantástico, e de lançar luz ao que nos é contemporâneo: a importância da Arte e da Cultura em nossa sociedade brasileira na atualidade.

Nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, o Teatro Municipal Rachel Costa estará recebendo diversos artistas parnanguaras, paranaenses, brasileiros, para uma Ocupação-Manifesto aos moldes do que aconteceu na época da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal daquela cidade.

O teatro, gentilmente cedido pela Secretaria Municipal de Cultura, Maria Plahtyn, e pela Prefeitura de Paranaguá, abrigará essa Festa Antropofágica, movimento organizado pelas produtoras Roxxy Produções, Los Paragatos, e Rainha Maçã Produções. Rosana Barroso, Samara Rocha e Joice Cardoso estarão à frente da organização do evento, aberto ao publico a partir das 13h.

A programação artística envolverá teatro, música, dança, literatura, artes visuais, e debates sobre importância da arte na cultura brasileira, desde 1922 até os dias de hoje.

O palco está aberto aos artistas, e a entrada para o publico é gratuita.

Confira a pré-programação:

Programação festa Antropofágica
13:00 – abertura
13:30 – Camilla Muzzilo
14:00 – Experimento Despertar (Julio Cristiano)
15:00 – Contação de história (Samara Cristina Rocha)
15:30 Leitura de poesia (Laercio Do Amaral)
16:00 – Improvenção (Rogerio Soares
16:30 – Improvisso de Ohio (Julio Cristiano)
17:00 – Cântico (Julio Cristiano)
19 horas – Ellen Be
20 horas – Marianna Zanetti
21 horas – “Andrades” – Rosana Barroso

Ao longo de toda a programação estarão abertos debates sobre a Importância da Cultura e da Arte na contemporaneidade.

Além do Teatro Rachel Costa, O Centro Cultural Nascimento Junior também cediará uma parte das comemorações, servindo de Residência artística para diversos artistas de Curitiba e Santa Catarina que estarão vindo especialmente para a ocasião, e oferecerá um almoço para os artistas convidados.

Leia também