Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Antonina recebe peça infantil que debate o bullying

Os alunos da rede municipal de Antonina irão receber nos próximos dias 21 e 22, às 9h30 e 13h30, a peça de teatro “O palhaço, a bailarina e a alegria de estudar”, no Theatro Municipal.

A apresentação será gratuita e promete encantar e arrancar risadas das crianças. Além dos sorrisos, o espetáculo traz importantes recados aos estudantes: debate sobre o bullying e o ensino sobre a importância do respeito mútuo na sociedade.

A peça mistura elementos do circo e do teatro e tem como protagonistas os personagens do Palhaço e da Bailarina. A iniciativa partiu da artista Geovana de Abreu Salgueiro, diretora artística de espetáculos cênico-teatrais-circenses em Ponta Grossa há cinco anos. Geovana interpreta a Bailarina e o artista circense Robert Salgueiro encarna o papel do Palhaço.

O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e conta com patrocínio da Copel, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caminhos do Paraná e J. Malucelli. A coordenação é da ABC Projetos Culturais.

Na história da peça, o Palhaço representa uma pessoa atrapalhada, desatenta e que fala de forma errada. Já a Bailarina sofre bullying por não seguir os padrões impostos pela sociedade: não é alta e nem magra, por exemplo. “O palhaço inocente, brincalhão, descontraído. A bailarina, uma menina doce, retraída, cheia de complexos. Juntos exploram modalidades do circo intercalados com a alegria dos personagens em estarem numa escola, onde podem ser eles mesmos, sendo aceitos como são”, conta Geovana.

Segundo ela, trata-se de um espetáculo educacional e lúdico, que “interliga arte, cultura e educação para combater o bullying, depressão infantil e evasão escolar”.

Com isso, a peça pretende ensinar a importância do respeito mútuo aos estudantes. “Os personagens são lúdicos, inocentes, cheios de desafios e questões e se ajudam mutuamente, se elogiam, pois cada um é importante e todos juntos são mais importantes ainda”, completa a diretora.

A apresentação contará com transmissão com audiodescrição instantânea para pessoas com deficiência visual e tradução em libras para pessoas com deficiência auditiva. Durante a apresentação, haverá momentos de interação entre os autores e as crianças. Nessas interações, os alunos irão responder perguntas e comentar questões que abordam temas importantes, como respeito e motivação e, segundo a diretora, “tudo de maneira divertida e descontraída”.

Leia também