Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Casal de Guaratuba recebe documento para sair com filha da Ucrânia

Kelly Lisiane Müller Wilke e Fabio Wilke receberam na manhã desta segunda-feira (28) os documentos que faltavam da filha recém-nascida, Mikaela –  gerada em barriga de aluguel. Com isso, a Embaixada do Brasil liberou que a família saia da Ucrânia.

As informações são de reportagem de Natalia Filippin e Wesley Bischoff, do g1 PR e g1 MS.

Kelly, Fábio e Mikaela e outros brasileiros (fotos de arquivo pessoal publicadas no G1)

Kelly, que é de Guaratuba, explica que essas documentações eram fundamentais para tentativa de saída do país de forma legal, informa o g1 PR.

“Nosso grupo de brasileiros, que está com as duas bebês, conseguiu chegar até a Estação Central de Kiev. A intenção é pegar um trem para Varsóvia, na Polônia, mas esse trem tem muita procura, então nós vamos buscar outro trem caso a gente não consiga entrar nesse. A importância para a gente desse apoio dos outros países é questão de vida ou morte”, disse ela.

Ela foi à Kiev, junto do marido, para buscar a filha que nasceu no dia 27 de janeiro deste ano. A família ficou dentro de um abrigo improvisado – oferecido pela empresa que realiza o processo de fertilização e reprodução humana assistida.

“Encerrou o toque de recolher que durou todo o final de semana até hoje às 8h e, à princípio, o próximo toque de recolher só é às 22h, então, tem uma janela boa e o cenário estava bom. A embaixada deu sinal verde para a gente se deslocar”.

Os estrangeiros, junto ao casal brasileiro, ficaram na estrutura anti-bombas (um bunker), localizada no subsolo de um prédio de oitos andares. Ali havia apenas um banheiro, nenhum fogão, uma cafeteira com pó de café que pode durar até um dia e algumas camas improvisadas.

“A situação mudou do nada. Eu não achei que ia ter guerra, na minha cabeça essa guerra não ia acontecer. O Putin já tinha ameaçado invadir aqui em abril, quando nós estivemos aqui, e ele recuou”.

Kelly e o marido Fabio Wilke estão juntos há mais oito anos. Ela teve três gestações que não foram para a frente. Depois de várias tentativas, o sonho quase foi deixado de lado.

O método de gestação de substituição (barriga de aluguel) deu um novo sentido na vida dos dois, que buscou por clínicas especializadas na Ucrânia, que é muito procurada por casais do mundo todo.

Ao g1 MS, ela relatou que chegou à Ucrânia no dia 7 de janeiro para acompanhar o nascimento da filha.

Fonte: g1 PR

Leia também