Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Jornal de Garuva chama atenção de família de Guaratuba que pede ajuda para tratamento de bebê

Uma família que mora em Guaratuba pede apoio com transporte e fraldas para uma menina de apenas um ano que tem tumor. A reportagem reproduzida aqui é de Herison Shorr, do jornal Folha do Norte SC, editado em Garuva.

O Correio do Litoral procurou o secretário municipal da Saúde de Guaratuba, Gabriel Modesto, que informou que a família foi atendida no ambulatório de pediatria do Hospital Municipal, onde a médica informou que iria encaminhar para tratamento dentro da rede Paraná, em Curitiba.

Após a família optar por tratamento em Joinville, a Secretaria Municipal inicialmente informou que não tem serviço regular de transporte para a cidade do estado vizinho. O assunto foi discutido internamente e “mesmo não sendo a área de abrangência”, foi decidido disponibilizar o transporte da criança e da mãe, o que já está sendo feito. 

“Inclusive, eles foram levados hoje à Joinville”, completou Gabriel Modesto.

A reportagem da Folha do Norte SC

A família se preparava ansiosa pela chegada do aniversário de Lara Valentina Hager Monteiro que irá comemorar o primeiro ano de vida neste sábado (26). Porém, o surgimento de uma protuberância acima da barriga da menina fez a família, que mora do bairro Coroados, em Guaratuba, buscar por orientação médica.

Segundo a mãe de Lara, a artesã Suzane Hager, de 32 anos, a primeira consulta foi realizada na UPA de Garuva (SC). De acordo com o diagnóstico médico, havia a possibilidade da protuberância ser uma hérnia. Ao retornar a Guaratuba, foi realizado um ultrassom que identificou uma massa acima do fígado.

Posteriormente, a família buscou por uma consulta no Hospital Infantil, em Joinville, onde realizaram uma biópsia da massa. O diagnóstico foi o que nenhuma mãe quer ouvir para seu filho prestes a completar o primeiro ano de vida: um tumor hepático, extremamente raro em crianças abaixo dos 5 anos de idade.

“Foi um baque para mim, tenho mais 5 filhos. Às vezes, me pergunto o porquê comigo, Mas Deus tem um propósito para cada um”, afirmou a mãe de Lara.

Com o diagnóstico em mãos, a família aguarda a implantação de um catéter na menina e a realização de seis quimioterapias. Vivendo com uma renda mensal aproximada de R$ 800, incluindo valores recebidos com a venda de cestos de vime e auxílio do bolsa família, os pais de Lara divulgaram nas redes sociais uma campanha para conseguir fraldas, medicação e carona para levar a bebê ao tratamento.

“No momento, estou tentando arrecadar um pouco de dinheiro, pois tenho que pagar um carro para nos trazer”, afirmou sobre as idas e vindas ao Hospital Infantil de Joinville.

Para os leitores que quiserem colaborar com a família de Lara, entre em contato pelo WhatsApp: 47 9 9709 9793.

Texto: Herison Schorr

Fonte: Folha do Norte SC – https://www.folhanortesc.com.br/em-guaratuba-pais-pedem-apoio-com-transporte-e-fraldas-apos-descobrir-tumor-em-bebe/

Leia também