Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Patrulha Rural da PM usa tecnologia e orienta comunidades sobre segurança

Entre os dias 1º e 15 de julho, o patrulhamento motorizado da Operação Segurança Rural, lançada pela Polícia Militar do Paraná em caráter permanente, percorreu cerca de 47 mil quilômetros por estradas rurais em todo o Estado. 

Foram abordadas 2.490 pessoas e 896 veículos, com 12 flagrantes, 22 pessoas presas e apreensão de um adolescente. 

A fiscalização resultou na apreensão de 4.400 kg de maconha, 76 gramas de cocaína, sete armas de fogo e 49 munições. Seis veículos roubados foram recuperados, dez veículos foram autuados e outros oito foram recolhidos. 

O objetivo é intensificar o policiamento ostensivo em distritos e estradas rurais e realizar ações preventivas e repressivas em pontos e localidades por meio de patrulhamentos, bloqueios, visitas preventivas às propriedades e demais demandas da segurança pública. A operação também busca aproximar a população com os policiais nos distritos mais afastados dos centros urbanos.

O policiamento no campo previne e reprime a incidência de furto e roubo a cooperativas e propriedades rurais, otimizando o tempo de resposta nestas regiões. Também tem como foco auxiliar nas ações preventivas de segurança pública no enfrentamento aos crimes violentos contra o patrimônio ou em locais que precisam de resposta rápida.

Segundo a PM, um grande componente da operação é a tecnologia. Essa nova fase engloba, além do trabalho preventivo, o cadastramento das propriedades e o mapeamento de todo o ambiente rural.

Nessa primeira quinzena, 346 propriedades foram cadastradas no sistema de georreferenciamento do Programa Patrulha Rural Comunitária, versão 4.0, como parte do projeto PMPR-90. Para isso, foram adquiridos equipamentos mobile para o cadastro e georreferenciamento das propriedades rurais, além de 44 novas viaturas 4×4 exclusivas. 

Outra etapa da nova versão do programa foi a capacitação de 236 policiais militares no Curso de Patrulha Rural Comunitária, a fim padronizar os protocolos e procedimentos em todas as unidades operacionais e habilitar os patrulheiros rurais para operar sistema de cadastramento online. 

A formação contou com disciplinas de abordagem policial, interação comunitária e cadastro rural, policiamento ostensivo em ambiente rural, direitos humanos, ações de combate aos crimes violentos contra o patrimônio, atendimento pré-hospitalar de combate, defesa pessoal, entre outras. 

“Para essa reformulação, nos baseamos em programas de referência de patrulhamento rural das polícias de outros estados, além de análises criminais e o desenvolvimento de instrumentos voltados às ações preventivas”, explicou o capitão Íncare Correa de Jesus, coordenador operacional da Patrulha Rural Comunitária.

Para conscientizar e orientar a população sobre a importância da participação efetiva nas ações de segurança pública, a PMPR atualizou a cartilha Segurança Rural, que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo, como furtos, danos, roubos e cárcere privado, e como proceder nessas situações. A Patrulha Rural também vai promover reuniões em sindicatos rurais, cooperativas e nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para orientar esse público.

“A partir dessa reformulação, as equipes passaram mapear o ambiente rural, incluindo as estradas secundárias, acidentes geográficos e outros locais onde os criminosos podem se esconder ou utilizar como rota de fuga. Esse mapeamento auxiliará no planejamento das operações e na repressão a essas ações”, salientou o capitão Íncare.

A Cartilha Segurança Rural, desenvolvida em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep-PR), traz sugestões para aumentar a segurança nas propriedades e em todo o ambiente rural, além de incentivar a formação de uma rede de contatos entre a vizinhança para facilitar a comunicação com a polícia em casos de crimes e delitos.

Está disponível no site da PMPR (https://www.pmpr.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-09/seguranca_rural.pdf)

Leia também