Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Paranaguá tem primeiro caso confirmado de monkeypox

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (17), o primeiro caso confirmado da monkeypox, a varíola dos macacos que acomete humanos, no litoral do Paraná, em Paranaguá. 

Segundo a Prefeitura, o paciente infectado contraiu o vírus em uma viagem recente e o caso foi detectado na rede provada. A Secretaria Municipal da Saúde também informou que há mais dois casos em investigação em moradores da cidade.

A monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. 

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

O Paraná contabilizou 31 novos casos da monkeypox na última semana, sendo 23 em Curitiba, 3 em Londrina, 1 em Almirante Tamandaré, 1 em Araucária, 1 em Cascavel, 1 em Foz do Iguaçu e 1 em Paranaguá. Ao todo, 83 casos da doença ocorreram em todo o Estado.

A doença foi detectada pela primeira vez em um ser humano em 1970 e é menos perigosa e contagiosa do que a varíola humana, erradicada em 1980.

O vírus pode ser transmitido de animais para humanos, mas a explosão recente de casos se deve à transmissão entre humanos por contatos próximos.

Mais de 35 mil casos foram detectados neste ano em 92 países, com 12 pacientes mortos, um deles no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto como uma emergência sanitária mundial.

Saiba mais sobre a doença no Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/variola-dos-macacos
Leia também