Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Projeto que regulamenta criptomoedas no Brasil avança em Brasília

Norma tramita no Senado onde são discutidos pontos polêmicos da proposta

Foto: Divulgação

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de grande interesse de profissionais e investidores do mercado de moedas digitais. Estamos falando do Projeto de Lei 4401/2021, que prevê a regulamentação de criptomoedas no Brasil. 

A proposta de norma entrou na pauta de discussão dos parlamentares no último mês de outubro. No dia 11/10, o assunto seria debatido, porém, em razão da apreciação de outras proposições, não houve tempo hábil para análise. 

Apesar da derrota do relator da proposta, deputado federal Expedito Netto (PSD-RO), que não conseguiu se reeleger, a expectativa é que pontos polêmicos, que foram aprovados previamente no Senado Federal, sejam debatidos pelos deputados. 

Pontos conflitantes

Entre os pontos polêmicos que estão gerando conflitos entre exchanges nacionais e estrangeiras, dizem respeito à segregação patrimonial, ou não, das criptomoedas que pertençam à exchanges dos criptoativos de outros clientes, e a exigência imediata de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). 

Conforme nova ementa para substituir ao texto aprovado no Senado, as moedas virtuais e programas de milhagens aéreas precisam ser classificados como “arranjos de pagamento”, estando sob a supervisão do Banco Central 

Além disso, o texto alterado estabelece a inclusão de crimes no código penal. Entre as infrações que estariam previstas está o “crime de fraude em prestação de serviços de ativos virtuais, valores imobiliários ou ativos financeiros.”

Também é exigida a inclusão de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, que estão previstos nas leis 7.792/1986 e 9.613/1998, respectivamente. 

Embora os parlamentares pudessem ter interesse em desenvolver projetos sobre o mesmo, configurando assim o desfavorecimento em relação ao projeto, alguns especialistas avaliam que o ambiente é favorável para a regulamentação do funcionamento das moedas digitais no Brasil.

Conheça as principais características das criptomoedas!

Sistema de cadastramento

Para formalizar a parceria com uma exchange, é importante preencher um formulário que as plataformas disponibilizam com algumas informações. 

Com base nesse registro, o usuário se torna apto a comprar criptoativos e utilizar outros serviços oferecidos pela exchange.

Livro de ofertas

As corretoras possuem livros de ofertas, documento que é utilizado para a empresa indicar criptomoedas com que a corretora realiza transações e que estão disponíveis para operação. 

Variedade de cotações

Uma peculiaridade das exchanges é que cada uma trabalha como se fosse uma bolsa de valores individualizada. Em outras palavras, a cotação de um cripto ativo em uma corretora pode não ser a mesma de outra. 

Mesmo que as operações não superem, em média, a casa dos 3%, essa oscilação já é motivo para as pessoas usarem a técnica chamada “operações de arbitragem”, que é quando são realizadas operações em diferentes exchanges, com o objetivo de alcançar valores melhores.

Leia também