Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Final do Circuito Paranaense de Handebol de Praia movimentou o fim de semana

Fotos: Clóvis Santos / Secretaria de Estado do Esporte

A etapa final do Circuito Paranaense de Handebol de Praia, realizada neste fim de semana, entre os dias 20 e 22 de janeiro, na arena de Caiobá, em Matinhos, movimentou o Litoral do Estado, atraindo turistas de diversas cidades para acompanhar a competição.

O evento faz parte do calendário de competições esportivas dos Jogos de Aventura e Natureza inseridos no Verão Maior Paraná, organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte.

O secretário de Esporte, Hélio Wirbiski, explica que o Circuito começou em janeiro de 2022 e percorreu os municípios de Antonina, Paranavaí, Sertaneja e Carlópolis até chegar nesta última etapa realizada em Caiobá.

O coordenador dos Jogos, Marcos Aurélio Schemberg, acompanhou pessoalmente a realização do evento, em cada detalhe. No total, 300 atletas participaram da competição, entre feminino e masculino, com 20 equipes durante os três dias de evento em Matinhos, destacou Schemberg.

A equipe masculina de Paranaguá venceu Cascavel, por 10 pontos a 8, na etapa final, conquistando a liderança no campeonato pela décima primeira vez. No resultado geral, o time masculino de Cascavel ganhou a segunda posição e Paranavaí ficou em terceiro.

O jogador Vinicius do Carmo conta que o sentimento se resume em dever cumprido. “Acabamos de voltar do circuito brasileiro com o quarto lugar. E esse décimo primeiro campeonato foi muito importante para consagrar um ano bem corrido, muitas competições em quadra e areia, treinando de 4 a 5 vezes por semana”.

A equipe feminina de Paranaguá venceu o time de Marialva na última etapa, por 10 a 8, liderando o campeonato. Na classificação geral, Ubiratã ficou com o segundo lugar e Cascavel em terceiro.
Ana Paula Vanhoni, jogadora do Paranaguá desde os 11 anos de idade, disse que a vitória vem para marcar uma fase de um trabalho intenso do time. “A equipe vem crescendo muito ao longo das competições. Tem uma mistura muito interessante de juventude com meninas mais veteranas, já bem experientes. Viemos dos jogos abertos, em que ficamos com o vice-campeonato. Essa competição vai coroar um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo”.

Vinicius também fez questão de ressaltar a estrutura montada para os atletas jogarem as partidas. Segundo ele, a do Verão Maior Paraná está a nível nacional. “É uma estrutura excelente. Acabamos de vir da etapa do brasileiro e a estrutura não perde em nada. Está de igual pra igual”.

SUCESSO – O diretor de Inovação e Desenvolvimento ao Esporte da Paraná Esporte, Tiago Campos, destacou o resultado da iniciativa. “Foi um final de semana de muito sucesso no Verão Maior Paraná. Com o handbeach, mais de 19 equipes movimentaram o litoral com atletas e familiares. Foi uma competição de alto nível, chamando a atenção dos turistas”.

O curitibano Marcos Antônio de Souza Chaves tem passado os finais de semana em Caiobá e aproveitou para acompanhar a final do campeonato. “Foi uma surpresa. Vimos esse jogo e paramos pra prestigiar. Está bem animado e vimos que valeu a pena parar aqui”.

Sua esposa, Valquíria Machado, disse que de todos os anos a programação deste ano na cidade foi a melhor. “A gente está acompanhando e está bem gostoso. Estão de parabéns. Dos últimos anos, esse foi o melhor”.

Após um hiato de 12 anos, travessia de Guaratuba teve participação de crianças e PCDs
Loraine Miola saiu da cidade de Paranaguá para acompanhar a final do campeonato. Ela destacou a estrutura do evento neste ano. “Vim torcer pra equipe de Paranaguá, acompanho o time há 12 anos. A estrutura tá ótima, achei maravilhosa esse ano, e os jogos estão muito bons”.

Roberto Niero, presidente da Liga de Handebol do Paraná, ressaltou a parceria com o Governo do Estado na realização dos jogos e a receptividade da organização com os jogadores.

“Os atletas foram muito bem recebidos e o espaço é privilegiado para desenvolver a modalidade. Essa é a quinta etapa que estamos fazendo em parceria com o Estado e nós só temos a agradecer. Isso possibilitou ao handebol de praia crescimento técnico”.

MODALIDADE – O handebol de areia, também conhecido como handbeach ou handebol de praia, é um esporte que surgiu em 1993 na Itália. Devido à quadra de areia não é possível driblar a bola, proporcionando um jogo muito mais dinâmico do que o esporte praticado em quadra.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Leia também