Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Festival do Caranguejo começa em Shangri-lá e se espalha pela cidade

Tradicional festa terá abertura na quinta-feira (2) e acontece até 5 de março em restaurantes de Pontal do Paraná

Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná

Em novo formato e nova data, em 2023 o Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná será realizado de 2 de fevereiro a 5 de março em diversos balneários do município. Tradicionalmente realizada em janeiro no balneário Shangri-lá, a festa gastronômica foi ampliada para diversos pontos de Pontal do Paraná e estendida até o final da temporada de caranguejo.

Realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, a abertura oficial do Festival do Caranguejo será na Praça Alvorada, em Shangri-lá, nesta quinta-feira (2) com início às 19h. A partir da sexta-feira (3), os veranistas poderão degustar a iguaria caiçara da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos restaurantes participantes.

Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle, o novo formato foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas. “Pela primeira vez, o Festival acontecerá por mais de 30 dias, essa ampliação de datas permitirá que mais veranistas possam aproveitar para saborear nosso caranguejo e conhecer as diferentes praias de Pontal do Paraná”, disse Gilberto.

Abertura terá exposição sobre o caranguejo-uçá

A abertura da 19ª edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná transformará a Praça Alvorada em espaço expositivo para moradores e turistas conhecerem mais sobre o caranguejo-uçá. Além dos painéis informativos sobre a espécie elaborados em parceria com a UFPR, o espaço recebeu em dezembro uma escultura de Caranguejo, obra feita pelo artista Guilherme Ferreira.

Captura somente artesanal

A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal.

Para garantir a sobrevivência da espécie, no Paraná, a captura é permitida apenas entre os dias 1º de dezembro e 14 de março.

Mesmo com liberação, a captura tem regras a serem cumpridas:

  • a captura de fêmeas é totalmente proibida;
  • Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue.;
  • Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante – como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas.

19ª Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná
Data: 2 de fevereiro
Abertura
Horário: a partir das 19h
Local: Praça Alvorada, Balneário de Shangri-Lá
Data: de 3 de fevereiro a 5 de março
Restaurantes participantes em http://festivalcaranguejopontalpr.com.br/

Fontes: Prefeitura de Pontal e Zelig Digital / Heros Mussi Schwinden

Leia também