Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Fernanda Monteiro é indiciada por morte no trio Águia e defesa pretende “restabelecer a verdade”

Imagem: RPC / G1 Paraná

A secretária municipal de Educação de Guaratuba, Fernanda Estela Monteiro, foi indiciada por homicídio doloso por causa do acidente em que morreu a DJ Laurize Oliveira e Ferreira, em novembro de 2022. Também foram indiciados Luis Alexandre Barbosa, Sidnei José dos Santos e Makaiver Sabadin de Lara. O Ministério Público pode ou não oferecer denúncia contra eles.

A DJ Laurize, como era conhecida, caiu do trio elétrico Águia, da empresa de Fernanda  Monteiro, durante a Parada da Diversidade, no último dia 15 de novembro em Curitiba. Ela bateu num fio de telefonia que cruzava a rua Lysimaco Ferreira da Costa, no Centro Cívico, na esquina da avenida Cândido de Abreu e caiu do alto do trio. 

A profissional de 43 anos teve traumatismo craniano após o impacto com o asfalto. Os socorristas tentaram reanimá-la durante 30 minutos, mas ela não resistiu e foi declarada morta dentro da ambulância, que seguia em direção ao Hospital do Cajuru. 

Inquérito policial

Segundo o inquérito realizado na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Policia Civil, a empresa de Fernanda Monteiro teria informado que a altura do trio elétrico era de 4,95 metros em vez dos 5,40 metros reais. Se fosse a altura informada não teria havido o acidente, diz o inquérito policial. 

Por causa da altura excessiva, a empresa contrata pessoas que levantam os fios de energia e de telefonia, enquanto os artistas e técnicos que estão em cima têm de se abaixar. Segundo a Polícia isso é irregular. 

O Correio do Litoral procurou Fernanda Monteiro e um contato próximo, na terça-feira (31). Recebemos a informação de que eles tiveram acesso ao processo somente no final da tarde do dia anterior e que o advogado da família iria divulgar uma nota. Até o momento, não foi divulgada.

Trio do Carnaval de Guaratuba

Correio apurou que a defesa de Fernanda Monteiro vai justificar que outros três trios que estavam na parada têm as mesmas características, e que os trios da empresa operam em todo o Brasil, sem acidentes. Inclusive em Guaratuba, onde há muitos anos são contratados para o Carnaval, o Ano Novo e diversos eventos da Prefeitura. 

A prática de levantar fios e de os ocupantes do trio Águia se abaixarem nos cruzamentos das ruas é muito comum no Carnaval e tantos outros eventos em que participa na avenida 29 de Abril e nunca foi registrado um acidente. “No processo vamos restabelecer a verdade”, disse a fonte.

Por diversos anos, o trio Águia foi citado como uma das atrações do Carnaval organizado pelo Município de Guaratuba. No evento do Ano Novo, o Águia constava do material de divulgação, junto com outros dois trios da mesma empresa: Avatar e Alucinação. Neste carnaval, até o momento, o nome deles não foi divulgado, assim como o resultado do Chamamento Público que tem sido feito nos últimos anos para contratá-los.

Nota dos advogados Piero Madalozzo e Rodrigo Riquelme de Macedo chegou ao Correio no início da noite desta quinta-feira. Leia:

Os advogados dos indiciados informam que neste momento ainda estão tomando ciência do relatório policial e que, oportunamente se manifestarão nos autos do inquérito, tomando as providências necessárias. Apenas salientam que se trata de relatório policial, o qual ainda passará pelo crivo do Ministério Público e do judiciário.”

Redação do Correio do Litoral, com informações do G1 Paraná e da Banda B

Leia também