Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá terá Dia de Limpeza de Praias em quatro pontos da cidade

Voluntários poderão participar de ações na Vila do Povo, Rua da Praia, Canal do Anhaia/Beira Rio e Jardim Iguaçu

Foto: Silvia Costa / PMP

Paranaguá participa no dia 19 de setembro, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, uma mobilização voluntária, a qual reunirá diferentes setores da sociedade em uma ação conjunta pela preservação dos espaços naturais do município. O World Clean Up Day também chamado de Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagos.

A atividade acontecerá das 9h às 12h, simultaneamente, em quatro pontos da cidade. A ação acontecerá na Vila do Povo, Rua da Praia (Centro Histórico), Canal do Anhaia/Beira Rio e Jardim Iguaçu. Em cada um dos locais, equipes formadas pelas instituições parceiras serão responsáveis pela organização dos voluntários e pelo desenvolvimento da ação.

Soma de esforços

A Prefeitura de Paranaguá participará do Dia Mundial em uma parceria com o Serviços Social do Comércio (Sesc) de Paranaguá, através da mobilização das secretarias municipais de Meio Ambiente e Zeladoria, Desenvolvimento Rural, Abastecimento e Pesca e Educação.

O objetivo é somar esforços para a conservação dos espaços naturais e promover a conscientização da população sobre a importância da destinação adequada dos resíduos.

De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente e Zeladoria, Flávia Garcia, a iniciativa reforça a importância da união e da conscientização da comunidade para a preservação dos espaços naturais de Paranaguá. “Paranaguá é cercada por uma riqueza natural que precisa ser preservada diariamente, e essa mobilização é também uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos. Por isso, convidamos toda a comunidade a fazer parte dessa ação de cuidado com Paranaguá”, declara a secretária.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Abastecimento e Pesca, Marcio Vega, ressalta o valor da união de esforços. “Quando falamos de limpezas de mangues, rios e ambientes estuarinos, que é onde se juntam a água doce com a água do mar, todo o resíduo deixado ali, seja ele por embarcações comerciais, por embarcações do nosso turismo de pesca, turismo de apreciação, eles acabam depreciando a nossa paisagem e principalmente contaminando o ambiente local. Então, para nós, todo o trabalho que é feito a partir da junção de secretarias é para amenizarmos esse impacto que esses materiais, esses resíduos são depositados”, explica o secretário.

“Então, para nós, a junção dessas forças e esse trabalho, com organizações não governamentais, para a gente é muito importante visando a limpeza e o impacto nesse ecossistema. Quando falamos de limpezas de praias e rios, nós falamos da continuidade da vida, seja ela na água, na fauna, na flora, e para nós é muito importante para darmos sequência a todo esse trabalho sonhando com uma Paranaguá mais limpa”, enfatiza Vega.

Voluntários podem se inscrever previamente através deste formulário.

World Cleanup Day

O World Cleanup Day® e o International Coastal Cleanup®, são movimentos internacionais que já envolveram milhões de voluntários em mais de 190 países. O objetivo é mobilizar as comunidades em mutirões de limpeza e reforçar a importância das ações individuais na conservação desses ambientes.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta década (2021 a 2030). Em 2025, foram coletados 254 mil quilos de resíduos sólidos e 2.439 mudas de espécies nativas plantada


Fonte: PMP / jornalista: Aline Benvenutti

Leia também