Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Avião é encontrado e governador confirma morte de 3 ocupantes

Foto: FAB

Foi encontrado agora à tarde (às 14h), o avião monomotor que estava desaparecido desde a segunda-feira (3) foi encontrado em próximo ao Pico Canasvieiras, na Serra da Prata, em Guaratuba, próximo ao limite com Morretes. 

Na sua primeira manifestação oficial sobre o assunto, o governador Ratinho Junior confirmou, às 16h20, no site do governo, a morte dos servidores Felipe Furquim (35 anos) e Heitor Genowei Junior (42) e do piloto Jonas Borges Julião (37), os três ocupantes do avião. “Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão”, comentou no Twitter.

Os servidores Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim e o piloto Jonas Julião

Dois corpos estavam dentro da aeronave e um na parte debaixo. Os corpos foram levados para o Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Os sepultamentos acontecerão em Umuarama.

As buscas foram feitas com o auxílio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), helicópteros e equipes por terra. Dezenas pessoas se infiltraram na mata e a ação teve um reforço nesta sexta-feira devido a previsão de chuvas na região a partir de sábado (8). A localização foi possível porque o piloto tinha um relógio com GPS. Em contato com o fabricante foi possível saber onde estava.

O local onde o avião caiu é de difícil acesso e o Corpo de Bombeiros pede para que as pessoas não tentem chegar até lá. O avião foi encontrado numa encosta muito inclinada a 650 metros de altitude. As equipes de resgate tiveram que descer de rapel e os corpos também foram içados até o helicóptero.

Os voos do avião da FAB na região da Serra Canasvieiras | Imagem: Flightradar

A FAB divulgou nota após localizar o avião: “A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, após 65 horas de voo envolvendo buscas realizadas pelas aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, da FAB, a aeronave de matrícula PT-JZC, desaparecida na Serra do Mar (PR), desde a última segunda-feira (03/07), foi encontrada sem sobreviventes, nesta sexta-feira (07/07), às 14h01 (horário local), pela aeronave H-60, da FAB”

A FAB ainda informa que o acidente será investigado pelo 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), em Canoas (RS), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O avião decolou do aeroporto de Umuarama, na região Noroeste do Paraná, às 7h50 e deveria pousar perto das 10h30 em Paranaguá. O último sinal do monomotor foi emitido às 10h14, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba.

Os dois funcionários usaram um avião particular do empresário João Cezar Passos, mas teriam um compromisso oficial, em um assunto relacionado ao Porto de Paranaguá. Eles avaliariam a atracagem de futuros navios de turismo no Litoral.

Leia também