Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral pode ter curso técnico de Negócios Sustentáveis em 2024

Profissionais de educação, turismo e negócios, discutem proposta na sede do BRDE | foto: Ari Dia / AEN

O Ensino Médio no Paraná poderá contar com um novo curso técnico: Negócios Sustentáveis. “O curso passará a ser ofertado em 2024, inicialmente na região litorânea”, informou o governo estadual.

O novo curso tem o objetivo de capacitar os alunos para gestão e empreendedorismo sustentável e deve ser integrado ao Ensino Médio, ou seja, o aluno vai cursar a parte técnica e a formação média ao mesmo tempo. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Invest Paraná – agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – através do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

Na semana passada, profissionais da educação, turismo e negócios, se reuniram na sede do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) durante o evento “Educação e Sustentabilidade: Capacitando profissionais para o futuro do Paraná”, para compor a Comissão Técnica Setorial que formulará a nova matriz curricular. 

O curso deve ser uma inovação no ensino, pois atualmente não há no catálogo nacional de cursos técnicos nenhum curso similar que trate de negócios sustentáveis.

“Nós unimos três eixos: gestão em negócios, recursos naturais e turismo para fazer uma construção que será coletiva e de parceria, unindo o setor produtivo, a educação e demais interessados nessa oferta”, explicou a chefe do Departamento de Educação Profissional, Daiane Pereira Fraile, .

VRS – O Programa Vocações Regionais Sustentáveis valoriza as qualidades econômicas de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de como os produtos são feitos. 

Entre as ações, está a criação de marcas regionais para conquistar mercado, ressaltando questões como regionalidade e sustentabilidade, o que agrega mais valor à produção.

Atualmente, o programa VRS atua no Litoral, com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; na região Centro-Sul, com erva mate e pinhão; e no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local. Também está em fase de implantação no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.