Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral teve mais de mil ações de fiscalização para combate à gripe aviária

Reunião na Adapar | foto: Divulgação

O Paraná realizou mais de 1,1 mil ações de fiscalização para controle da gripe (ou influenza) aviária (H5N1) no Litoral do Estado. Região teve 12 casos confirmados, todos já encerrados.

Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (23), em Curitiba, durante reunião da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), por meio da Gerência de Saúde Animal (GSA), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e de representantes do Ministério da Agricultura e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar).

A exposição teve o objetivo de mostrar a atuação da Adapar em conjunto com o setor agropecuário no combate à doença. O vírus é altamente contagioso e afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, pode afetar mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem.

Conforme informações da GSA, o Brasil já registrou neste atual trimestre (agosto – outubro) 667 focos da influenza aviária, dos quais 12 concentrados no Paraná, em aves silvestres. As ocorrências foram registradas no Litoral paranaense, onde se concentraram os trabalhos de análise e prevenção de contaminações maiores. A operação contou também com apoio dos municípios envolvidos e demais entidades públicas.

“Foi realizada uma força-tarefa com mais de 40 servidores para atuação na mitigação dos focos de Influenza. Os trabalhos e atendimentos foram feitos independentemente do dia, inclusive em feriado e fins de semanas. Todos os horários tiveram atuação para controle e prevenção do vírus” afimou Rafael Gonçalves Dias, gerente de Saúde Animal (GSA).

Litoral teve 12 casos: Guaraqueçaba (3), Paranaguá (3), Pontal do Paraná (3), Guaratuba (2) e Antonina (1). | Mapa: Ministério da Agricultura e Pecuária
Leia também