Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos 57 anos 1500 x 250

Navegue com segurança! Tudo sobre como conquistar sua carteira náutica

Foto: Escola Náutica Sampaio

Navegar e se aventurar pelos mares é uma vontade que muitas pessoas possuem, no entanto, para fazer isso com segurança, é importante entender melhor sobre esse universo e o que é necessário para ter uma habilitação náutica, esse é o primeiro passo para tornar o seu sonho realidade. 

Seja para seguir uma carreira profissional ou para desfrutar de momentos de lazer prazerosos, tirar a carteira náutica é um dos requisitos básicos e obrigatórios. A seguir, entenda melhor sobre o passo a passo para conquistá-la e navegar com segurança. 

O que é uma carteira náutica? 

A habilitação náutica é muito semelhante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para veículos terrestres. Ela é uma documentação emitida pela Marinha Brasileira e serve para atestar a capacidade do condutor para conduzir as embarcações de acordo com as normas e regulamentos vigentes.

Requisitos para tirar a habilitação náutica

Para ter sucesso no processo de obter sua carteira náutica é necessário que o condutor atenda a alguns requisitos e apresentar alguns documentos. Veja alguns deles a seguir: 

  • Ter, no mínimo 18 anos;
  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da CNH; 

Tipos de carteira náutica

A habilitação náutica, assim como a CNH para veículos terrestres, é dividida em categorias, de acordo com a área de navegação e o tipo de embarcação. As mais comuns são:

  • Capitão-Amador (CPA);
  • Mestre-Amador (MSA);
  • Arrais-Amador (ARA);
  • Motonauta (MTA); 
  • Veleiro (VLA);

O condutor na categoria carteira de capitão-amador está apto para guiar embarcações entre portos estrangeiros e nacionais, sem limite para se afastar da costa, exceto na condição de moto aquática; 

Já a habilitação mestre-amador o condutor também pode conduzir embarcações entre os portos estrangeiros e nacionais, no entanto, dentro dos limites de navegação costeira delimitados, com exceção também da moto aquática.

A arrais-amador habilita o condutor a pilotar embarcações dentro dos limites da navegação interior, com exceção novamente da moto aquática. 

Foto: Escola Náutica Sampaio

O motonauta ou habilitação moto aquática jet-ski é um condutor apto a dirigir motos aquáticas dentro dos limites da navegação interior. Essa categoria não pode conduzir nenhum outro tipo de embarcação. 

Já o veleiro pode pilotar embarcações à vela, ou seja, que não tenham propulsão a motor, também dentro dos limites da navegação interior. 

Como escolher escolas náuticas?

Para ter uma boa expertise é fundamental escolher uma Escola Náutica em Florianópolis de qualidade, confiável e regulamentada. Essas instituições devem oferecer cursos teóricos e práticos que abrangem desde a navegação básica até os temas mais avançados sobre segurança marítima, de acordo com o conteúdo necessário para cada categoria.

É importante que o aluno consulte o site da marinha e busque pela lista de escolas náuticas credenciadas para realização do curso teórico e prático, assim como deve ser analisadas a reputação, o nível de instrução dos professores e a infraestrutura oferecida ao aluno. 

Logo após a realização de todas as aulas teóricas e práticas, é necessário que o aluno entre no aplicativo do governo federal e faça o pagamento da taxa da prova para poder agendar uma data para realização da mesma.  

Passo a passo para tirar a carteira náutica

Em suma, o passo a passo que o aluno deve trilhar para conquistar a tão sonhada habilitação náutica é o seguinte: 

  • Pesquisa e escolha da categoria;
  • Matrícula na escola náutica;
  • Participação em todas as aulas teóricas e práticas;
  • Agendar a prova pelo aplicativo do governo federal; 
  • Realização de exames;
  • Emissão da carteira náutica pela marinha brasileira;

Muitos têm o sonho de conquistar sua habilitação náutica e desbravar os mares tanto para lazer quanto como profissão, ao seguir essas dicas e esse passo a passo, é mais seguro que você esteja apto a conduzir embarcações de forma legalizada, dentro das normas exigidas.