Barco de velejadores de Guaratuba vai ajudar projeto social no Lago Itaipu

Um veleiro entregue por um grupo de velejadores de Guaratuba vai ser usado em um projeto social para crianças e jovens de Foz do Iguaçu. O vereador iguaçuense Evandro Ferreira (PSD) divulgou a notícia e informou que a embarcação será usada no projeto Velejar É Preciso. “Esse gesto vai muito além do esporte, é uma contribuição direta para o desenvolvimento das crianças e para a fomentação das atividades náuticas no Lago de Itaipu”, disse Evandro Ferreira, que também é comodoro do Icli (Iate Clube do Lago Itaipu).
O veleiro foi entregue por Sergio Montenegro Kraemer, comodoro da Associação Brasileira da Classe Lightning, e por Ligia Kraemer, secretária da Federação de Iatismo do Paraná – Vela Paraná. “Gratidão a Ligia e ao comodoro Sérgio por acreditar no poder transformador da vela e por ajudar a construir um futuro com mais oportunidades!”, disse o vereador.
Sérgio Kraemer explicou que pilotar um barco da classe lightning requer mais técnica do velejador. “É um barco que tem três velas, bem mais complexo, cheio de regulagens, que é um barco muito interessante para a formação de grandes atletas”, disse o comodoro.

Campeonato Brasileiro
“E uma coisa importante: ressaltar o esforço de um grupo de velejadores que batizou esse barco com o nome Babão. A turma do Babão, um grupo de velejadores de Guaratuba, que comprou o barco e colocou à disposição do Iate Clube do Lago Itaipu”, completou Kraemer.
Evandro Ferreira adiantou que Ligia e Sérgio Kraemer convidaram Fábio Santacruz, atleta do Icli, para o Campeonato Brasileiro da Classe Lightning entre 18 e 20 de abril em São Paulo. “Tenho certeza que esse campeonato vai ser agregador tanto para o projeto, que eu posso aprender também, e vamos fomentar essa classe, que é uma classe muito boa, pan-americana também, e que sabem, futuramente ser grandes campeões”, disse Fabinho.
“Este barco vai ser muito bem utilizado, vamos treinar e vamos criar novos atletas para esta classe. O Icli tem investido muito no esporte nos últimos três anos, inclusive fazemos parte agora do CDC, Confederação Brasileira de Clubes”, disse Ferreira.
“O que for esporte podem contar com o Icli. Muito obrigado por trazer essa modalidade da vela. Nós já temos outras duas modalidades”, completou Icli sobre o projeto desenvolvido no iate clube que atende atualmente jovens e crianças.

Velejar É Preciso
Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Atualmente são 120 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino.
Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente. O projeto oferece aos alunos toda estrutura necessária, como: transporte todos os dias de treino, alimentação, barcos completos, instrutores capacitados e colete salva-vidas.
Em campeonatos, os atletas têm as despesas custeadas pelo Icli e a Itaipu. O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e Foz eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam Foz do Iguaçu.