Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

150 famílias recebem Certidão de Regularização Fundiária

As primeiras 150 famílias do novo projeto de regularização fundiária de Guaratuba receberam seus documentos, neste sábado (28). A entrega aconteceu no Salão Paroquial da Igreja São José Operário, no bairro Piçarras.

Deverão ser regularizados 1.000 imóveis no Piçarras e nos bairros Mirim e Carvoeiro pelo Programa Morar Legal, da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). Muitas das residências são posses ocupadas há mais de uma dezena de anos. O processo, conduzido pela empresa Henrique Imóvel Legal, que ganhou licitição da Cohapar, é administrativo, ou seja, não depende de decisão judicial, por isso é mais rápido.

O presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, acompanhou o evento: “Guaratuba fez a lição de casa, agora 90% do processo está concluído e dentro de 60 dias vocês conseguem ter a documentação total”, declarou.

O deputado Nelson Justus também estava presente e reiterou a luta para as pessoas conseguirem a regularização: “A partir de hoje ninguém mais vai chamá-los de posseiros, vocês são proprietários, vocês têm esse direito garantido; a Prefeitura e o Governo do Estado garantiram esse direito”.

De acordo com o prefeito Roberto Justus as mil famílias beneficiadas vão receber seus documentos até o final do ano.

A moradora do Mirim Eliete Tavares, que trabalha no ramo pesqueiro, afirmou que tenta regularizar sua moradia há 9 anos: “Isso vai trazer muitos ganhos pra minha vida” comemorou.

Ragserv – Em Guaratuba, também acontece um outro projeto de regularização fundiária, mas via judicial, que é realizado pela empresa Ragserv desde 2009. Dezenas de famílias já receberam seus títulos de propriedade e puderam fazer as escrituras. São processos coletivos e individuais. Centenas ainda aguardam decisão da Justiça.

Foto: Prefeitura de Guaratuba

Com informações da Prefeitura de Guaratuba e arquivo do Correio do Litoral

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...