Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá de luto pela morte do músico Waltel Branco

O prefeito Marcelo Roque decretou luto oficial em Paranaguá pela morte do músico Waltel Branco, aos 89 anos. A morte só foi tornada pública na tarde desta quinta-feira (13) mas ocorreu no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro.

Waltel Branco foi arranjador da trilha sonora do filme Pantera Cor de Rosa, de autoria de Henry Mancini, e dos temas de novelas como “O Bofe”, Selva de Pedra”, “Escrava Isaura” e “Irmãos Coragem”. Foi autor do tema da novela “Assim na Terra como no Céu”, da Rede Globo. Participou ainda de composições com diversos artistas, inclusive estrangeiros, promovendo o nome de Paranaguá por onde passava.

Waltel Branco nasceu em Paranaguá em 22 de novembro de 1929. O primeiro contato com a música foi na igreja e seus estudos musicais se aprofundaram no seminário. Aos 20 anos ele se mudou para Curitiba, com o irmão, mesmo ano que foi para o Rio de Janeiro e, em seguida, para Cuba, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais.

Na imprensa especializada foram publicadas matérias jornalísticas afirmando Waltel Branco foi considerado pioneiro na criação de estilos musicais como o Jazz Fusion. O músico morou também nos Estados Unidos, em 1950, e com o cantor João Gilberto criou a Bossa Nova. Morou ainda na Europa e na Ásia, especializando-se em trilhas sonoras.

Trabalhou com o músico norte-americano Nat King Cole e outros nomes importantes da música dos Estados Unidos. Conheceu o maestro Henry Mancini e como ele fez composição e arranjo para a icônica trilha sonora da Pantera Cor-de-Rosa.

Em toda a carreira compôs cerca de 5.000 músicas e arranjos. Tocou com cantores brasileiros como Tom Jobim, Roberto Carlos, Dorival Caymmi, Nana Caymmi, Cazuza, Tim Maia, Djavan, Cartola, Gal Costa, Maria Creuza, Vanuza, dentre outros. Na Argentina fez parceria também com os renomados cantores Mercedes Sosa e Astor Piazzola.

Fonte: Osvaldo Capetta / Prefeitura de Paranaguá

Leia também