Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Joaquim Mafra conquista o primeiro ouro no voleibol

As competições de voleibol da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, disputada em Pontal do Paraná, começam a ficar cada vez mais quentes.

Nesta segunda-feira o Colégio Estadual Joaquim Mafra, de Guaratuba, abriu a série de medalhas da instituição de ensino do litoral sul paranaense, com o título na categoria masculina para alunos de 12 a 14 anos. Um resultado merecido para os garotos da professora Cassia Graciotto, mas que não veio de forma fácil.

Alunos da professora Cassia Graciotto comemoram a medalha de ouro, após uma melhor de 3 disputadíssima em Pontal do Paraná (Foto: Vinicius Araujo)

Para chegar ao ouro, os guaratubanos precisaram vencer uma melhor de 3 jogos contra a brava equipe do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá. Na partida de estreia, jogada no sábado, quem levou a melhor foram os novos campeões, que venceram por 2 sets a 0, com parciais de 25×22 e 25×16. Já no domingo, os parnanguaras mostraram que não estavam à toa na regional, e mesmo saindo atrás no primeiro set (16×25), conseguiram virar segundo nos últimos lances (26×24) e superar o adversários também no tie-break (15×11), forçando o terceiro jogo.

As duas equipes voltaram ao Ginásio da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, para abrir o turno da tarde, e aos poucos os guaratubanos começaram a se impor na partida. O primeiro set já foi equilibrado, e terminou em 25×21 para o CE Joaquim Mafra, mas equilíbrio ainda maior foi visto no set decisivo! Assim como aconteceu no dia anterior, o jogo chegou a estar em 24×23, mas desta vez, para os parnanguaras, que por pouco não forçaram um novo tie-break. Mas a lição do dia anterior foi bem assimilada, e dessa vez a virada foi guaratubana, que além da medalha dourada, também conquistou a vaga na fase macrorregional dos JEPs.

Masculino A

Se as equipes de Guaratuba e Paranaguá deram show na categoria 12 a 14 anos, os destaques da categoria 15 a 17 anos, são de outras cidades do litoral paranaense. As equipes dos colégios estaduais Gabriel de Lara, de Matinhos, e Rocha Pombo, de Morretes, possuem duas vitórias na competição e não podem mais ser alcançados pelas equipes que entram em quadra na terça. A grande decisão, portanto, acontecerá na quarta-feira, no jogo de encerramento da modalidade na fase regional, quando as duas equipes se enfrentam no Ginásio do “Amatuzzi”, localizado no Balneário Shangrilá.

Atuais campeões da regional, alunos do CE Rocha Pombo, de Morretes, decidem a categoria masculina para alunos de 15 a 17 anos, na quarta-feira (Foto: Vinicius Araujo)

Feminino B

Se os meninos do Joaquim Mafra foram os melhores no masculino, as meninas do mesmo colégio terão a chance de igualar seus colegas de escola em Pontal do Paraná. A última rodada da categoria 12 a 14 feminina acontece na manhã desta terça-feira. Caso as guaratubanas vençam as meninas do CE Sully da Rosa Vilarinho, representantes da cidade-sede da regional, garantem o título. O favoritismo é todo do “Joaquim Mafra”, afinal venceram seus dois jogos na competição, enquanto as pontalenses ainda não tiveram vitórias.

Falta apenas um passo para a equipe feminina do CE Joaquim Mafra chegar ao título da competição e igualar seus colegas com a medalha de ouro da regional dos JEPs (Foto: Vinicius Araujo)

Feminino A

A disputa na categoria para alunas de 15 a 17 anos está bastante embolada, e ainda é impossível prever um favorito na competição. Ainda há duas rodadas pela frente até o final dos Jogos em Pontal do Paraná, e quatro, das cinco equipes, ainda possuem chances de título.

Série indefinida na disputa do Feminio “A”, para atletas de 15 a 17 anos, e a competição tem previsão de grandes jogos nesta reta final de JEPs (Foto: Vinicius Araujo)

 

Confira a programação de jogos do voleibol

Feminino B:
4/6 – 9h: Colégio Moby Dick (Paranaguá) X CE Rocha Pombo (Morretes)
4/6 – 10h: CE Joaquim Mafra (Guaratuba) X CE Sully da Rosa Vilarinho (Pontal do Paraná)

Feminino A:
4/6 – 11h: CE Joaquim Mafra (Guaratuba) X CE Rocha Pombo (Morretes)
4/6 – 14h: CE Paulo Freire (Pontal do Paraná) X Colégio Nova Geração (Paranaguá)
5/6 – 8h30: CE Rocha Pombo (Morretes) X CE Sertãozinho (Matinhos)
5/6 – 9h30: Colégio Nova Geração (Paranaguá) X CE Joaquim Mafra (Guaratuba)

Masculino A:
4/6 – 15h: CE Maria Morozowski (Paranaguá) X CE Joaquim Mafra (Guaratuba)
5/6 – 11h30: CE Rocha Pombo (Morretes) X CE Gabriel de Lara (Matinhos)

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Pontal do Paraná.

Texto e fotos: Vinicius Araujo / JEPs

Leia também