Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR Litoral tem vestibular especial para Licenciatura em Educação do Campo

Alunos da Lecampo em aula no laboratório do Setor Litoral da UFPR. Foto: Divulgação

A Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza é ofertada pelo Setor Litoral da UFPR e forma educadores para atuar nas escolas do campo no ensino fundamental II (6º ao 9º anos), no ensino médio (ciências, biologia, química e física) e atuar em diferentes espaços educativos, como associações, aldeias, quilombos, etc. As inscrições são gratuitas.

A licenciatura é realizada em regime de alternância, em dois períodos pedagógicos: tempo na universidade (aulas na UFPR Litoral, em Matinhos) e tempo na comunidade (atividades na comunidade onde reside). As aulas na universidade acontecem a cada 15 dias.

O curso é destinado a perfis específicos de estudantes, conforme descrito abaixo:

Categoria 1: educadores que não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas família.

Categoria 2: educadores que não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa).

Categoria 3: pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, bóias-frias, pescadores, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas.

Categoria 4: pessoas que atuam nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores familiares, pescadores, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil.

Categoria 5: filhos ou filhas de agricultores/as familiares, assentados, acampados, pescadores, quilombolas, faxinalenses, arrendatário, meeiros, bóias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores ssalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a Lei nº 11.326 da agricultura familiar.

É necessário que os candidatos comprovem, com declaração assinada, o pertencimento às categorias por meio dos documentos relacionados nos itens 3.5.1 do edital do vestibular da Lecampo.

Duração: 4 anos
Vagas: 40
Inscrições: até 17h do dia 10 de setembro de 2019
Entrega da documentação: 11 de setembro de 2019
Inscrições: gratuitas e deverão ser feitas online mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Para efetivar a inscrição, os candidatos e candidatas devem, durante o período de inscrição, entregar ou enviar pelo correio os documentos solicitados no edital
Mais informações sobre o curso: http://www.litoral.ufpr.br/portal/lecampo/2019/08/29/vestibular-lecampo/

Leia também
Comentários
Carregando...