Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ratinho revoga decreto que autorizava corte da restinga

Vegetação de restinga em Caiobá, Matinhos, foi cortada dois dias depois da assinatura do decreto

O governador Ratinho Junior revogou nesta quarta-feira (19) o decreto que liberava o corte da vegetação de restinga nas praias urbanas do Litoral do Paraná. A informação foi divulgada primeiramente na TV RPC e no site G1.

O decreto 3.812/2020 declarou de utilidade pública “as áreas urbanas consolidadas na orla marítima dos municípios do litoral paranaense, para fins de intervenção, mediante manejo, da vegetação de restinga” e permitiu a poda sem estudo de impacto e autorização do órgão ambiental.

Foi assinado no dia 8 de janeiro e causou polêmica ao ser colocado em prática. Foi criticado por ambientalistas, cientistas e pelo Ministério Público do Paraná. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Secretaria de Patrimônio da União intervieram para que as podas determinadas pelo governo estadual em Matinhos e em Guaratuba não continuassem.

O novo decreto, nº 4.061/20, cria um grupo de trabalho com representantes das secretarias do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), da Comunicação Social e da Cultura (SEEC) e do Instituto Água e Terra (IAT) para estudar uma alternativa mais adequada para o manejo da restinga no litoral.

Poderão ser convidadas instituições e organizações ainda a participação de outros poderes, órgãos e entidades, tais como Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR), Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Superintendência do Ibama no Paraná, Superintendência do Patrimônio da União no Paraná, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Conselho Regional de Biologia.

O grupo terá prazo de até 90 dias para concluir o trabalho.

Confira a íntegra do Decreto 4.061

Publicado no Diário Oficial nº. 10629 de 18 de Fevereiro de 2020

Súmula: Institui Grupo de Trabalho Multidisciplinar, tendo por objetivo a realização de estudos visando a propositura de alternativas técnicas de intervenção na vegetação de restinga em áreas urbanas consolidadas na orla marítima dos municípios do litoral paranaense. Institui Grupo de Trabalho Multidisciplinar, tendo por objetivo a realização de estudos visando a propositura de alternativas técnicas de intervenção na vegetação de restinga em áreas urbanas consolidadas na orla marítima dos municípios do litoral paranaense.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 87, incisos V e VI, da Constituição Estadual,
Considerando o Decreto nº 4026, de 13 de fevereiro de 2020 que decretou Estado de Alerta no Paraná para combate e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue;
Considerando que a vegetação de restinga na orla marítima, situada nas áreas urbanas dos municípios do litoral paranaense, está favorecendo a proliferação de vetores que causam mal à saúde humana;
Considerando o favorecimento de crimes em função da alta vegetação na região;
Considerando, ainda, a proliferação de espécies arbustivas exóticas no ambiente da restinga;

DECRETA:

Art. 1.º Fica instituído Grupo de Trabalho, tendo por objetivo a realização de estudos visando a propositura de alternativas técnicas de intervenção na vegetação de restinga em áreas urbanas consolidadas na orla marítima dos municípios do litoral paranaense.
Art. 2.º O Grupo de Trabalho será composto por representantes dos órgãos e entidades:
I – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST;
II – Instituto Água e Terra – IAT;
III – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – SECC.
§ 1º Os membros representantes e suplentes para a composição do Grupo de Trabalho serão indicados pelos titulares dos respectivos órgãos e entidades.
§ 2º Poderão ser convidadas instituições e organizações que venham a ser identificadas como necessárias ou estratégicas para aperfeiçoar os objetivos propostos, bem como a participação, em caráter temporário, de técnicos de outras instituições.
§ 3º O representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST exercerá a função de coordenadoria do Grupo de Trabalho.
Art. 3.º O Grupo de Trabalho poderá contar com a participação de outros poderes, órgãos e entidades, tais como Ministério Público do Estado do Paraná – MP/PR, Associação dos Municípios do Litoral do Paraná – AMLIPA; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Superintendência do Ibama no Paraná – Supes/PR; Superintendência do Patrimônio da União no Paraná – SPU/PR; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO; Conselho Regional de Biologia – CRBIO-01.
Art. 4.º O Grupo de Trabalho poderá requerer estudos técnicos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, inclusive às instituições convidadas, a fim de subsidiar as medidas propostas.
Art. 5.º O prazo para a entrega do relatório conclusivo elaborado pelo Grupo de Trabalho será de 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data da publicação deste Decreto, podendo ser prorrogado por mais 45 (quarenta e cinco) dias.
Art. 6.º O Grupo de Trabalho poderá requerer estudos técnicos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, que deverão ser apresentados em até 10 (dez) dias, a fim de subsidiar as medidas que serão propostas.
Art. 7.º O Grupo de Trabalho tem amplos poderes para realizar quaisquer diligências necessárias visando o fiel cumprimento deste Decreto.
Art. 8.º Não será devida qualquer gratificação ou concessão de vantagem aos servidores que participarem das reuniões ou contribuírem para a execução dos trabalhos.
Art. 9.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Curitiba, em 18 de fevereiro de 2020, 199º da Independência e 132º da República.
Carlos Massa Ratinho Junior
Governador do Estado

Guto Silva
Chefe da Casa Civil

Marcio Nunes
Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – Sedest

Hudson Roberto José
Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura

Leia também