Voluntários recolhem santinhos nos locais de votação em Guaratuba

Um grupo de voluntários reuniu-se às 6h da manhã do último domingo (5), em frente do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, no Cohapar, em Guaratuba, para recolher o material de campanha que foi jogado em frente aos locais de votação durante a madrugada.
A ideia partiu de um militante do PT, Guilherme Zavataro, que já havia tentado sensibilizar todos os envolvidos nas eleições de 2014 para não jogarem propaganda (santinhos) e sobras de material de campanha nas ruas.
A divulgação do evento foi realizada pelas redes sociais, rádio e internet. Compreceram para mutirão seis pessoas (Guilherme Zavataro, Isabela Zavataro, Roseni Miranda, Mariann6a Amaral, Ismael Ricardo e Silvia Buchalla).
O trabalho começou no Colégio Joaquim Mafra, de onde foram retirados dois sacos de lixo de 100 litros de propaganda eleitoral. Em seguida, o grupo partiu para o Colégio Estadual Gratulino de Freitas, onde também foram retirados dois sacos de lixo de 100 litros.
Zavataro disse que o trabalho deve ser realizado também no 2º turno da eleição presidencial e nos demais pleitos. “Temos que mudar velhas práticas na política, incompatíveis com o discurso que é realizado e com os princípios da sustentabilidade”, afirmou. Ainda segundo Zavataro, mesmo partindo a ideia de pessoas ligadas ao PT de Guaratuba outros membros do próprio partido não sensibilizaram-se com a proposta do mutirão e nem mesmo como pedido para não jogarem material na rua.
