Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Escolas municipais de Guaratuba superam as metas do Ideb

Guaratuba teve uma excelente avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries iniciais do ensino fundamental, que avalia o resultado nas escolas municipais. A média de 6,0, superou a meta projetada para 2019 que era de 5,4, e até mesmo a meta para 2021, que é de 5,7.

Os resultados foram divulgados na terça-feira (15), no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC): http://ideb.inep.gov.br/.

Guaratuba participa desta avaliação desde 2005, iniciando com a média 3,4 e quinze anos depois atingindo a média 6,0, o que demonstra um crescimento constante, atingindo no decorrer desses anos de avaliação. É o município do Litoral que obteve o maior crescimento no decorrer desta trajetória, superando a cada participação as metas projetadas pelo INEP.

A Escola Máximo Jamur Educação Infantil e Ensino fundamental não participou da edição 2019, devido a não ter atingido o número mínimo de estudantes matriculados para participar. E nos resultados apresentados pelo INEP não constou a Escola Sebastião Silveira de Souza Educação Infantil e ensino Fundamental, o que está sendo averiguado junto ao Núcleo Regional de Ensino (NRE).

De acordo com os resultados obtidos em cada escola, observa-se nas últimas edições saltos entre 19 e 34 pontos. Inclusive escolas que outrora eram de baixo rendimento, superaram as expectativas e inclusive as metas projetas a cada edição. Na edição 2019, a Escola Rural Municipal do Caovi participa pela primeira vez, já com o resultado expressivo de 7,0, – a melhor avaliação junto com a escola Moisés Lupion – o que denota a qualidade do ensino na área rural de nosso município.

Fonte: Inep

Fontes: Jornal de Guaratuba / Inep

Leia também