Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Caminhão Feira de Guaratuba é destaque na Semana do Peixe no Paraná

???????????????????????????????Pescadores artesanais de Guaratuba vão vender seus produtos diretamente ao consumidor nos dias 6, 7, 8, 9 e 14 de setembro, a partir das 9h, na feira municipal de Ponta Grossa.

A atividade que já se tornou rotineira é um dos destaques da 11ª Semana do Peixe no Paraná. O evento é organizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e coincide com a Semana Santa quando o consumo do pescado cresce em torno de 30%. A intenção do governo é incentivar ainda mais o consumo do produto o ano todo.

De acordo com o governo, o esforço está sendo recompensado. Nos últimos dez anos, o consumo mais que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo no país cresceu quase 25% ultrapassando o mínimo estabelecido pela OMS que é de 12 Kg/habitante/ano. Hoje, a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.

A Semana do Peixe também estimula o trabalho de pescadores e aquicultores.

Programação

No Paraná a abertura da 11ª Semana do Peixe ocorrerá no dia 1º de setembro, em Ponta Grossa. Na terça-feira (2), a partir das 17h, estão previstos pronunciamento de deputados no plenário da Assembleia Legislativa sobre a importância do consumo de pescado. A mesma iniciativa, com vereadores, ocorrerá no dia seguinte (3), a partir das 16h, na Câmara Municipal de Curitiba.

No município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, autoridades visitarão escolas públicas que adotam pescado na alimentação, nos dias 3 e 9 de setembro, a partir das 10h. Nos dias 4 e 10, a partir das 15h, serão visitados supermercados e peixarias da Grande Curitiba.

A programação prevê ainda, no dia 4, às 19h, um jantar de confraternização da Confraria da Tilápia, que reúne produtores e admiradores desta espécie, a mais cultivada do país. O jantar será no restaurante do Ministério Público do Paraná.

No dia 5 de setembro, às 10h, haverá visita à feira livre do bairro Cristo Rei, na confluência das ruas Herval e Atilio Bório, em Curitiba. No mesmo dia será promovida palestra para aquicultores em Ponta Grossa, sobre RGP e crédito. Esta palestra contará com o apoio de agentes financeiros que concedem crédito pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

O caminhão feira de Guaratuba em Ponta Grossa completa a programação como principal atividade de comercialização do pescado direto do produtor.

Leia também