Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR homenageia estudante que morreu de covid

Rosieli Alves Gonçalves – 14/02/1980 – 05/05/2021

Rosiele Alves Gonçalves, de 41 anos, era formada em Turismo e estudava Geografia no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento de Matinhos e, na quarta-feira (5), morreu em decorrência da covid-19. A aluna foi lembrada pela UFPR Litoral, que divulgou uma nota da direção e um texto de uma colega. 

Nota de pesar da Direção:

Lamentamos a perda de Rosieli Alves Gonçalves, nossa estudante da Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral. Filha de Roberto Gonçalves e Roseli Alves Gonçalves, Rosieli deixa um filho de 15 anos, João Gabriel. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda Câmara de LiGeo.

Esta é uma homenagem à educanda Rosieli Alves Gonçalves. É de autoria da colega Francielly Dalla Vecchia, mas representa todo o coletivo do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPR Litoral.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

Rosieli, ou Rosi para muitos de nós, era uma mulher incrível. Turismóloga formada, adorava uma trilha, uma viagem, uma aventura, conhecer coisas novas, desbravar o mundo, mas que queria ser professora. Era amante da geografia e tinha por objetivo lutar por uma educação justa e igualitária, conhecer os povos e suas diferentes formas de ver o mundo, mas não deu tempo. Sua vida terminou cedo demais, foi interrompida por um vírus traiçoeiro e avassalador.

Como uma grande lutadora de karatê que era, lutou por tudo com muita garra, sempre batalhadora, educada, gentil, dedicada, sorridente, feliz, comunicativa e amiga.

Rosieli cativou a todos nós com seu jeito sábio de lidar com cada situação. Até na hora de tirar uma dúvida ela conseguia ser a mais humilde, sincera e adorável.

Nos lembraremos sempre de seu exemplo de perseverança e garra, de como os problemas ficam pequenos diante da vontade de vencê-los. Rosi nos mostrou nesses anos que os obstáculos podem ser superados, que a vida tem que ser levada com alegria e leveza mesmo que às vezes o fardo seja pesado. Mostrou-nos que o mundo pode ser bem melhor se buscarmos na família, no amor, na amizade e no companheirismo a energia para fazer de qualquer desejo uma realidade.

A vida tem início, meio e fim, mas nunca estamos preparados para vermos a morte roubar alguém tão especial de nós. Bom, o tempo é um remédio e nele conquistaremos o consolo, com ele pensaremos nos bons momentos. No fim, apenas a saudade é uma certeza. Não importa onde esteja, estará sempre conosco. Não perderemos as forças nem a alegria de viver, porque quando você se foi perdemos uma guerreira, uma amiga, uma irmã na batalha, mas não perdemos a guerra e no dia da nossa formatura nossa vitória será sua também.

Até breve!

Leia também