Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Assembleia virtual elege diretoria da Associação de Moradores do Nereidas e Eliane

Moradores fazem mobilização pela internet e já começaram a listar ruas que precisam de manutenção.

Moradores dos balneários Nereidas e Eliane, em Guaratuba, fizeram diversas mobilizações virtuais e criaram uma nova associação de bairro. Neste domingo (27), elegeram a primeira diretoria.

A eleição foi em uma assembleia virtual, pelo aplicativo Google Meet. Em virtude das restrições impostas pela pandemia, a maior parte do processo foi pela internet, como as inscrições dos associados e até a primeira mobilização da comunidade.

Em grupo do Whatsapp, os moradores começaram a fazer um levantamento das vias não pavimentadas e que precisam de manutenção: em dois dias já listaram 17 ruas. Antes mesmo da eleição, outra reivindicação que surgiu no grupo é da colocação de placas de identificação das ruas e a numeração correta das casas.

Participaram das discussões para formação da entidade cerca de 90 pessoas, o número de associados chega a 36 e 23 membros votaram na eleição. A primeira diretoria da Amben (Associação de Moradores dos Bairros Eliane e Nereidas) teve chapa única. Foi eleita uma direção e um conselho fiscal.

O presidente da Amben é o professor Israel Montesuma Oliveira, ex-candidato a vereador na eleição passada pelo PDT. Ele apresenta um currículo respeitável, de professor de educação física concursado na Prefeitura de Matinhos e como professor convidado de economia da pós-graduação “A questão social pela perspectiva interdisciplinar” da UFPR Litoral.

“A primeira tarefa já está sendo realizada, que consiste na organização social e jurídica de nossa associação”, explicou Montesuma. “Também estamos organizando um levantamento das condições das ruas, calçadas e ciclovias em nossa região para podermos elaborar um documento para envio às instituições responsáveis”.

O jornalista Cristiano Bassa, eleito vice-presidente, destacou as demandas por infraestrutura e preservação ambiental como motivação para criação da entidade, que tem “a proposta de cobrar das instituições públicas soluções e unir os moradores para atividades comunitárias de inclusão social”.

“Ainda temos um caminho burocrático pela frente até a Associação existir como pessoa jurídica de fato, mas certamente já demos um grande primeiro passo”, explicou a primeira-secretária, a advogada Karine Kloster. “Estamos felizes com essa primeira parte da caminhada e na esperança de que façamos um bom trabalho e possamos trazer muitas melhorias aos nossos bairros”.

Confira a Diretoria da Amben
Presidência: Israel Montesuma Oliveira
Vice-presidência: Cristiano Bassa
Primeira-secretaria: Karine Kloster
Segunda-secretaria: Patrícia Teodoro de Araújo
Primeira-tesouraria: Nubia Marama Antochevis Machado Pereira
Segunda-tesouraria: Rubia Saldanha de Freitas

O Conselho Fiscal:
Conselheiro – Mariana Carolina Teixeira
Conselheiro – Celso Fragoso
Conselheiro – Elisangela Octaviano
Suplente – Viviane Ribas Vidal Pego
Suplente – Marco Aurélio de Figueiredo Júnior
Suplente – Leonardo Morais Ribeiro

Leia também