Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Festival do Caranguejo começa nesta quinta em Shangri-lá

folder_caranA Prefeitura de Pontal do Paraná espera atrair 25 mil pessoas para o Festival do Caranguejo, que começa na quinta-feira (22).

A programação, que se estende até o domingo (25), deve gerar também cerca de 500 empregos diretos e indiretos, de acordo com a prefeitura de Pontal do Paraná. “Para nós, é a principal oportunidade de movimentar e aquecer a economia. Nosso trabalho tem sido nesse sentido, de aproveitar o festival para divulgar a cultura e fomentar esses dois setores essenciais, trazendo cada vez mais pessoas para a cidade”, afirma o secretário.

Idealizado e realizado pela primeira vez na temporada de verão de 2003, atraiu um público diferenciado que pode desfrutar uma festa de qualidade, em harmonia com a cultura local. Essa mistura resultou no consumo de 1.000 dúzias do crustáceo. Em janeiro de 2004, a segunda edição de evento reuniu cerca de 20 mil visitantes(Pesquisa de Demanda Turística).

O evento acontece na segunda quinzena do mês de janeiro. A data definitiva é determinada de acordo com a lua, quando ocorre a “corrida” do caranguejo. Quem fornece a data é a colônia de pescadores de Pontal do Paraná.

O evento, que já está em sua 13º edição, além da tradicional degustação de iguarias, este ano contará com uma ampla programação cultural, que incluem apresentações de bandas de Samba Raiz do Paraná e Santa Catarina.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Pontal do Paraná, Deyvitt Leal, o festival tem como principal finalidade o fomento ao turismo e à economia de Pontal do Paraná. ““O festival é a junção disso tudo, da gastronomia e da cultura, que são nossos potenciais, e é a oportunidade daqueles que já conhecem o município conviver um pouco mais com nossos costumes e nossa história””, diz Leal.

Para o secretário, o festival tem grande potencial turístico, atraindo um número maior de pessoas vinda dos municípios próximos e da capital. “Um turista que vá, mesmo que não se hospede, consome no local, conhece a cultura e pode voltar outras vezes, por isso a importância desse evento”, completa o secretário”.

Fonte e foto: Roberto Paulo Meissner / Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná
Leia também