Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Sindicatos de Paranaguá criticam mudanças na Poligonal do Porto

Proposta de novo traçado foi divulgada pelo CorreidoLitoral.com no dia 22 de dezembro
Proposta de novo traçado foi divulgada pelo CorreidoLitoral.com no dia 22 de dezembro

Sindicatos e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá mobilizam-se para evitar alteração na Poligonal do Porto.

O blog da jornalista Luciane Chiarelli (blogdaluciane.com.br) divulgou no sábado (24) uma Carta Aberta assinada por representantes de diversas entidades contra a mudança.

No final de dezembro, a Secretaria Especial de Portos (SEP) lançou consulta pública sobre a proposta de poligonal enviada por um grupo de trabalho formado pelo governo estadual e composto por empresários. O novo traçado excluí o município de Pontal do Paraná e ainda áreas de interesse de grupos privados, como Embocuí. Na prática, quem ficar fora da poligonal terá vantagens competitivas em relação às obrigações que existem dentro, entra elas, mais liberdade para contratar trabalhadores sindicalizados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).

O CorreiodoLitoral.com divulgou o novo desenho no dia 22 de dezembro. Leia: Poligonais dos portos liberam terminais de Pontal e Embocuí

O prazo para envio de sugestões e propostas na consulta pública encerra no dia 5 de fevereiro. Na Carta Aberta, as entidades reclamam da falta de informações sobre a consulta e pedem mais prazo para discutirem.

A Carta Aberta tem nove itens. O Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop) assinou carta semelhante, apenas retirando o item 6 da versão assinada por outras 14 entidades. O ítem trata dos prejuízos que os trabalhadores portuários teriam

Confira a Carta Aberta que será encaminhada para a SEP:

Carta-Aberta-1Carta-Aberta-assinada-2Carta-Aberta-assinada-3

 

Leia também