Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Evani assina acordo com Cohapar para regularização de Caieiras

Foto: Gilson César Abrão (GEG Aerofoto) – (47) 9956-2899 (Tim) – [email protected] – www.facebook.com/gilsoncesarabrao

A Prefeitura de Guaratuba e a Cohapar assinam na tarde desta quarta-feira (4) um termo de compromisso para regularização dos imóveis no bairro Caieiras.

A reunião foi anunciada pela prefeita Evani Justus na noite desta segunda-feira (3) durante a sessão solene de início dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores. Em entrevista à Radio Litorânea, na manhã desta terça, Evani e o procurador do município Marcelo Bom deram mais detalhes.

A prefeita havia convidado todos os vereadores e presentes à sessão. Nesta manhã convidou os moradores de Caieiras e todo o público interessado. A assinatura vai acontecer às 18h, no auditório do CPPOM (Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos), que fica em Caieiras.

O bairro foi colonizado na década de 1930 por pescadores que ocuparam áreas pertencentes ao Estado do Paraná. Hoje, das mais de 400 residências que foram erguidas no local mais da metade ainda pertence a pescadores ou descendentes.

Nas décadas de 1980 e 1990, o governo cedeu os terrenos ao município na condição de que fosse feita a transferência aos moradores. De acordo com Marcelo Bom, havia duas condições: que a cessão não fosse gratuita e que os beneficiados não transferissem os imóveis num prazo de 15 anos. Nenhuma delas foi cumprida. O que os prefeitos fizeram foi ceder cartas de data a alguns moradores.

A regularização pretendida pela prefeita Evani deverá ser a primeira a conceder documento de propriedade aos moradores. O projeto inicia com a assinatura do termo entre a Companhia de Habitação do Paraná, empresa do Estado presidida temporariamente pelo sobrinho de Evani e filho do deputado Nelson Justus, Nelson Cordeiro Justus, o “Nelsinho”.

 

Leia também