Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaraqueçaba celebra fandango como patrimônio cultural

Guaraqueçaba celebra, nesta terça-feira (10), junto à comunidade o reconhecimento do fandango caiçara como Patrimônio Cultural Brasileiro de Natureza Imaterial, oficializado em 2012.

O fandango é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná.

Essa forma de expressão se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, e pelos versos e toques.

O fandango possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que ultrapassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. Nos bailes, como são conhecidos os encontros onde há fandango, se estabelecem redes de trocas e diálogos entre as gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças.

O Fandango Caiçara é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.

A cerimônia na Câmara de Vereadores, em que os mestres e grupos de Guaraqueçaba receberão o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, é aberta à toda comunidade.

Fonte e imagem: Iphan/PR (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Superintendência do Paraná)
Leia também