Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba intensifica fiscalização de obras e de lixo em terrenos

Foto: Evani Justus
Foto: Evani Justus

As equipes de Urbanismo e de Fiscalização da Prefeitura de Guaratuba farão um mutirão para combater o lixo acumulado em terrenos baldios e o resto de podas e cortes de grama em frente a residências. Um dos objetivos é auxiliar no combate ao foco do mosquito da dengue e de ratos – transmissores de leptospirose, entre outras doenças.

A prefeita Evani Justus reuniu-se na semana passada com as equipes para definir a ação. Participaram da reunião os secretários Claudio Nazário (Administração) e Jean Colbert Dias (Assuntos Jurídicos e Segurança Pública) e o diretor Natanael Fanini (Urbanismo).

Além do lixo, o setor de Fiscalização vai intensificar os trabalhos nos setores de obras, comércios e limpeza de terrenos baldios.

Alvarás pendentes, terrenos já notificados para limpeza que não atenderam as notificações serão multados, obras sem alvará de construção serão embargadas e aplicadas multas.

Denúncias poderão ser feitas no email [email protected]

Prefeita confere e fotografa irregularidades

Há cerca de um mês, a prefeita Evani Justus foi conferir pessoalmente as informações de que empresas, carroceiros e carrinheiros estão jogando lixo e entulhos em terrenos vazios.

As imagens foram publicadas em seu perfil no facebook. “Eu pude ver e fotografei. É um desrespeito não só com o Município, mas com toda a população que sofre com a proliferação de ratos e insetos”, disse a prefeita na ocasião.

Evani explica que as empresas são obrigadas por lei a dar a destinação dos resíduos que produz. “Muitas pessoas que estão construindo ou reformando contratam caçambas para colocar os entulhos e pagam para a empresa fazer a destinação, que é o aterro sanitário. Acontece que algumas destas empresas jogam tudo em terrenos vazios”, denuncia.

Outra irregularidade muito comum é a colocação de mato e galhos de árvores em frente aos imóveis na expectativa de a Prefeitura recolher. De acordo com o Código de Posturas do Município cabe a cada cidadão ou empresa fazer a destinação.

Foto: Evani Justus
Foto: Evani Justus
Leia também