Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Bombeiros conclui mapeamento das Brigadas Escolares no Litoral

Escola Estadual Antonio Paulo Lopes, na Ilha do Amparo (Paranaguá)
Escola Estadual Antonio Paulo Lopes, na Ilha do Amparo (Paranaguá)

O 8º Grupamento de Bombeiros, do Litoral do Paraná, cadastrou e georreferenciou as 59 escolas estaduais participantes do programa Brigadas Escolares – ao todo existem 61 escolas estaduais na região.

O trabalho vai proporcionar mais rapidez na resposta por parte do Corpo de Bombeiros em caso de incêndio e outra ocorrência e até nas situações de desastres naturais já que as escolas das redes públicas fazem parte do sistema de Defesa Civil, inclusive para abrigo de desalajodas.

Os dados da localização através de coordenadas geográficas, nome e contato de todos os brigadistas foram coletados e então plotados com o auxílio da ferramenta Google Earth.

“Os dados de contato e principalmente as coordenadas geográficas são de extrema importância para a atuação do Corpo de Bombeiros em caso de desastres, como algumas escolas estão localizadas em ilhas do nosso litoral, o acesso a elas é difícil, e com esses dados podemos contatar os brigadistas cadastrados e principalmente podemos coordenar o acionamento e o destino certo de uma aeronave para o resgate de vítimas em casos de desastres”, afirmou o subtenente Claudio Renato da Cruz, um dos responsáveis pela coleta e plotagem dos dados.

Além destes dados, todos os brigadistas cadastrados foram capacitados para atuar em situações de emergência, com treinamento em atendimento pré-hospitalar, evacuação e abandono de edificações e combate a princípios de incêndio utilizando agentes extintores.

A posse destas informações e a correta utilização desta ferramenta, podem ser cruciais para o desfecho de uma situação emergencial, pois além da confirmação da ocorrência via telefone, pode ser definida a melhor estratégia para o enfrentamento do evento, inclusive fornecendo as corretas coordenadas para a aproximação de uma aeronave.

Fonte: Asp. Of. BM Bruno Arantes Hanauer

Leia também