Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Marinha oferece novos cursos em Paranaguá

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) informa que estão abertas as inscrições para mais dois cursos para aquaviários: Curso Especial Básico de Navios-Tanque Petroleiro e para Produtos Químicos (EBPQ) e para o Curso Especial Básico de Navios-Tanque para Gás Liquefeito (EBGL). Serão destinadas 30 vagas para cada curso.

As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de outubro. Aquaviários que possuam o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) não poderão participar, porque não se enquadram nos critérios da inscrição.

As aulas do Curso EBPQ serão realizadas de 12 a 23 de outubro, das 18h às 22h. As aulas do Curso EBGL ocorrerão entre os dias 3 e 16 de novembro, das 18h às 22h.

Requisitos
Para a inscrição é necessário preencher uma ficha no Grupo de Atendimento ao Público da CPPR e apresentar cópia da folha de dados biográficos da Carteira de Inscrição e Registro (CIR), histórico escolar contendo a disciplina Prevenção e Combate a Incêndio (PCI-001), Regra A-VI/1-2 ou o certificado do Curso de Combate a Incêndio (ECIN), cópia da carta de indicação da empresa, se for o caso e/ou mapa de contagem de tempo de embarque com firma reconhecida pela área de Recursos Humanos da empresa e Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de RS 8,00, paga.

Outros cursos

Até o dia 9 de outubro estarão abertas as inscrições para os seguintes cursos:
Curso Expedito e Prático de GPS para Aquaviários (GPS),
Curso Prático de Radar para Aquaviário (RAD),
Curso Expedito e Prático de VHF para Aquaviários (VHF) e
Curso Prático de Ecobatímetro para Aquaviário (ECO).
Cada curso terá 30 vagas. Aquaviários que possuam o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) não poderão participar, porque não se enquadram nos critérios da inscrição.

As aulas ocorrerão na sede da Capitania dos Portos do Paraná, nas seguintes datas:
Dia 27/10 – RAD (das 08h15 às 12h15) e VHF (das 13h15 às17h15).
Dia 29/10 – ECO (das 08h15 às 12h15) e GPS (das 13h15 às 17h15).

Para inscrever-se o interessado deve preencher a ficha de inscrição no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPPR e apresentar fotocópia da folha de dados biográficos da Carteira de Inscrição e Registro (CIR), bem como preencher o Anexo 1-H da NORMAM-13, com firma do RH da empresa com firma reconhecida em cartório, cópia da carta de indicação da empresa, e Guia de Recolhimento da União, paga, no valor de R$ 8,00.

Inscrições
As inscrições para os cursos custam R$ 8,00 e devem realizadas no Grupo de Atendimento ao Público (GAP), localizado na sede da Capitania dos Portos, em Paranaguá – na rua Benjamim Constant, 707 – Centro. O atendimento é das 8h30 às 11h30, de segunda a sexta-feira.

Leia também