Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral tem o maior aumento de homicídios do Paraná: 41%

O Litoral foi a região do Paraná que teve maior aumento de homicídios dolosos no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, divulgado nesta terça-feira (15), houve 41% mais homicídios dolosos (aqueles crimes com intenção de matar).

Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) do Paraná, oito apresentaram aumento,  uma ficou estabilizada e 14 tiveram redução. Além do Litoral outro destaque na violência foi a Região Metropolitana de Curitiba, com 12,6% a mais homicídios.

Na média do Paraná houve queda no índice de homicídios dolosos. Em 2013, o número ficou em 1.323 e no ano anterior em 1.578. Em Curitiba, onde se concentram quase 18% da população do Estado, a redução nos homicídios dolosos chegou a 28% – de 305 no primeiro semestre de 2014 para 219 neste ano. A tendência de queda também se refletiu em outros grandes centros urbanos do Estado, como nas regiões de Londrina (-37%), Guarapuava (-34%), Ponta Grossa (-17%), Maringá (-16%), e Foz do Iguaçu (-16%).

Sobre o Litoral, o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, não fez nenhum comentário específico, mas falou sobre as regiões onde houve aumento. “As polícias vão intensificar o trabalho nos locais necessários e já estamos tendo conversa com as unidades policiais locais para tomar medidas buscando sempre a redução do crime”, explica o secretário da Segurança Pública.

Na região, duas cidades tiveram índices assustadores de homicídios em proporção à população. Matinhos (com população estimada de 32.591 habitantes) teve 14 homicídios dolosos. Guaratuba, (pop. De 35.182 hab.) teve 12. O maior número absoluto ficou com Paranaguá, que tem 150.660 habitantes). Apenas Morretes e Guaraqueçaba aparecem com índice “zero”.

Até o final do ano, de acordo com a imprensa local, as estatísticas tendem a piorar. Desde agosto, tem sido noticiadas mortes violentas em Paranaguá e outras cidades. O Jornal de Guaratuba, já contabilizou 17 homicídios neste ano no município.

Paranaguá: 20
Matinhos: 14
Guaratuba: 12
Antonina: 5
Pontal do Paraná: 4
Morretes: 0
Guaraqueçaba: 0

Todos as estatísticas do Litoral – clique para ampliar

 

A íntegra do relatório de crimes relativos a mortes pode ser conferida aqui: Relatorio_Mortes_PR_2trimestre2015

 

 

 

Fonte: SespPR
Edição: CorreiodoLitoral.com

Leia também