Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

MP cobra posto permanente da PM em Superagüi

O Ministério Público emitiu na quinta-feira (8) uma recomendação administrativa ao Governo do Estado do Paraná e ao Comando Geral da Polícia Militar para que seja implantado um posto permanente de policiamento na Ilha de Superagüi, no município de Guaraqueçaba.

A medida foi tomada após queixas de moradores da ilha relatando à 2ª Promotoria de Justiça de Antonina a ausência de segurança pública na localidade e arredores.

De acordo com a Promotoria, os moradores informaram que quando solicitam a intervenção da Polícia Militar não são atendidos, sob a alegação de que não há embarcações para o deslocamento, nem combustível para os veículos.

Em visita realizada à ilha em 29 de maio último, o Ministério Público constatou “ausência do Poder Público no local, em especial dos órgãos responsáveis pela segurança”. Para registrar boletins de ocorrência, termos circunstanciados ou outros documentos policiais, a população precisa ir até a sede do município de Guaraqueçaba, distante aproximadamente duas horas de viagem da ilha.

Diante do quadro, a Promotoria de Justiça recomendou a implantação do posto policial no local, com um efetivo mínimo de cinco policiais, bem como a disponibilização de meios para a prestação dos serviços de segurança, como embarcações para o deslocamento dos policiais, equipamentos para atender necessidades relacionadas a possíveis prisões, armamentos não letais, computadores e impressoras para o registro de boletins de ocorrência e termos circunstanciados, entre outros materiais.

A recomendação administrativa estabelece prazo de 20 dias para que os responsáveis relatem as medidas tomadas para sanar os problemas.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More