Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Bombeiros preparam surfistas para salvamentos de forma segura

Fotos: Sesp

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná iniciou nesta segunda-feira (9), na praia de Matinhos, mais uma edição do Projeto Surf-Salva. 

Curso previne afogamentos por meio da capacitação para surfistas e praticantes de esportes náuticos atuarem de forma voluntária e segura.

O curso é uma iniciativa tradicional do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros que aproveita o período do verão para desenvolver nos surfistas uma conscientização dos riscos de afogamento, possibilitando que eles ajam em prol da segurança dos banhistas com procedimentos básicos. 

Detran Julho 2025

“A ideia deste projeto é pegar esse pessoal que conhece o mar, como os surfistas, e capacitá-los com a técnica do salvamento, da prevenção e do atendimento, para que eles possam fazer isso de uma maneira mais segura, caso haja um vítima afogada”, explicou o coordenador do curso, major Ícaro Gabriel. 

De acordo com ele, no primeiro dia eles fazem um teste com os voluntários para ter certeza que eles sabem nadar. Depois, iniciam a aula teórica para ensinar como funciona a atividade do bombeiro na praia. No segundo dia acontecem as técnicas de salvamento com os pranchões, com vítima consciente, vítima inconsciente, técnicas de salvamento com a moto aquática.

“O curso é muito bacana, nós estamos com uma expectativa muito grande em poder fazer o resgate aquático e ajudar algumas pessoas. Como aqui é um pico de surfe e uma cidade turística, a gente tem essa necessidade de saber um pouco mais das técnicas para poder ajudar e auxiliar os guarda-vidas, na medida do possível”, destacou Bruna Lopes, aluna do curso Surf-Salva. 

Ao concluir a capacitação, os alunos recebem do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná um certificado e também uma camiseta de Lycra, um dos tecidos utilizados em roupas para atividades aquáticas.

PROJETO – O Surf-Salva acontece no Litoral do Paraná desde 2005, durante a temporada de verão. O curso é realizado pelo o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros (8º GB). As vagas são ilimitadas e apenas maiores de 18 anos podem se inscrever.

Leia também