Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá recebe investimento federal recorde para dragagem

O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho, e o governador do Paraná, Beto Richa, assinaram, nesta terça-feira (3), o acordo, pelo qual o governo federal começa a liberar os R$ 394 milhões para a dragagem de aprofundamento dos canais externo e interno do Porto de Paranaguá.

O investimento vai contribuir para aumentar a competitividade e reduzir o valor dos fretes das embarcações, já que navios de maior calado vão poder entrar e sair da área portuária.

O Porto de Paranaguá é o segundo maior do País em movimentação e infraestrutura – fica atrás apenas do Porto de Santos. Após a conclusão da dragagem, o local será capaz de receber mais 10 mil toneladas de produtos por navio, o equivalente ao acréscimo de movimentação de 315 mil toneladas por mês.

Durante a cerimônia de assinatura, Barbalho comentou que os investimentos locais contribuem para a modernização portuária, consequentemente, atrairão mais investidores, gerando emprego e renda e aquecendo a economia do estado do Paraná e do Brasil. Entre janeiro e setembro deste ano, a movimentação de cargas de Paranaguá chegou a 34 milhões de toneladas, enquanto em 2014, durante todo o ano, o Porto de Paranaguá alcançou 47 milhões de toneladas de movimentação.

“Temos previsão de mais ações estratégicas para agilizar o cotidiano de Paranaguá: o processo de leilão para novas concessões portuárias, com previsão do primeiro lote ser realizado em dezembro”, explicou sobre a atuação da SEP para o fortalecimento do setor. A antecipação da renovação dos contratos de arrendamento também foi citada pelo ministro como uma das ações prioritárias para garantir novas oportunidades de negócios ao Porto de Paranaguá.

Ao destacar o segundo lote das concessões portuárias, o ministro disse que nesta fase outros portos brasileiros também serão contemplados. São 21 áreas para licitação já no primeiro semestre de 2016, com previsão de investimento na ordem de R$ 7,2 bilhões. “Sem dúvida, Paranaguá será protagonista nesse processo”, completou.

Fonte: Secretaria dos Portos

 

Leia também