Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes secundaristas do Estado definem lutas em Pontal do Paraná

A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) realiza seu 52º Congresso no próximo final de semana (dias 28 e 29), em Pontal do Paraná.

De acordo com o Blog do Esmael, o estudante Mateus dos Santos, de Foz do Iguaçu, que possivelmente será eleito presidente da entidade, uma das pautas do encontro será a ocupação das escolas públicas estaduais.

Segundo o blog, os estudantes denunciam a “precarização da educação, pretendido pelo governo Beto Richa, que consiste na contratação de funcionários e professores por meio de OS (organização social). Também denunciam a intenção de fechar algumas escolas, decisão da qual do governador recuou.

Medida semelhante do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, levou a ocupação de cerca de 70 escolas do estado. O movimento já dura mais de 15 dias e o número de escolas ocupadas varia entre 70 e 85, de acordo com a fonte.

No site do Congresso (52º Conupes), o que já está programado são “uma grande caravana e uma grande jornada contra o fechamento e o sucateamento da educação no estado”.

A eleição da paranaense Camila Lanes, 19 anos, presidente da Upes, como presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), no dia 15, em Brasília, colocou o movimento estudantil do Paraná em destaque.

Mais informaçõeshttp://www.congressodaupes.com.br/

 

Leia também