Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

IAP mostra dois pontos impróprios no Litoral do Paraná

O terceiro boletim de balneabilidade da temporada divulgado nessa sexta-feira (1º) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aponta a melhora da balneabilidade nos pontos monitorados no litoral.

No litoral, dos 47 pontos monitorados durante a temporada, apenas dois estão apontados como impróprios para banho. Na avaliação anterior eram três. Nessa semana os locais contraindicados são a Ponta da Pita, em Antonina; o rio Nhundiaquara na altura do largo Lamenha Lins, em Morretes. Já o rio Marumbi, que na semana passada foi aprontado como impróprio para banho, essa semana está apontado como próprio para banho.

Além dos 47 pontos divulgados semanalmente, há outros locais permanentemente impróprios ao banho que são monitorados mas não são divulgados. Eles têm bandeira vermelha para orientar as pessoas.

Monitoramento – O monitoramento da qualidade da água no Litoral, Costa Oeste e Norte do Estado é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que indica a possibilidade de contaminação por esgoto sanitário, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As análises avaliam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas, ou seja, quando e onde há maior possibilidade de contaminação. Além disso, são coletadas amostras de locais onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar.

BOLETIM Nº 3 BALNEABILIDADE / Jan 2016
BOLETIM Nº 3 BALNEABILIDADE / Jan 2016
Leia também