Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Operação conjunta apreende 30 kg de cocaína no Porto de Paranaguá

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Uma ação conjunta resultou na apreensão de uma remessa de 30,5 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá, nesta segunda-feira (27). Duas operações denominadas Ágata e Trigger tiveram início na quinta-feira passada e visa atuação constante para o combate ao contrabando de armas e ao tráfico de drogas em regiões fronteiriças. Participam Polícia Federal, a Receita Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Portuária/Unidade Administrativa de Segurança Portuária, além das Polícias Civil e Militar.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Bruno Bassani Rebelo, são duas operações concomitantes deflagradas em várias partes do Brasil. “A Operação Ágata, que tem a finalidade de combater o tráfico de drogas, e a Operação Trigger, que é fomentada pela Interpol e tem o objetivo o combate ao tráfico internacional de armas de fogo. As duas operações, além de coibirem esses crimes que ocorrem em áreas fronteiriças também tem por finalidade a integração as forças de segurança públicas”, destacou.

Para o gerente da Guarda/Unidade Administrativa de Segurança Portuária, César Kamakawa, esse tipo de operação é fundamental para coibir os ilícitos no Porto de Paranaguá. “É de extrema importância tendo em vista que o tráfico internacional se vale do modal portuário para alcançar outros continentes com a difusão de drogas e a ideia que aqui no Paraná isso seja combatido com o máximo de esforço de todas as instituições para que essas quadrilhas não atuem mais aqui”, apontou.

Nos dois dias de ação, foram utilizados cães de faro que atuaram em vários de tipos de carga no terminal de contêineres e também no cais comercial com cargas diversas. Os animais treinados encontraram os tabletes da droga escondidos na área reservada para o compressor de um contêiner refrigerado.

Na visão do delegado Bassani, a prevenção também é uma característica da operação. “A presença ostensiva dessas forças públicas certamente preveniu e inibiu os criminosos de tentarem remeter drogas e armas de fogo por meio do Porto de Paranaguá porque a presença dessas forças esteve bem ostensiva nesses dias e a prevenção é uma característica importante dessa operação conjunta”, disse.

Segundo Kamakawa, combater o tráfico no Porto também ajuda a melhorar a segurança na cidade de Paranaguá e também no Litoral. “O reflexo da criminalidade recai sobre a própria cidade e demais municípios do Litoral porque são pessoas que provocam outras modalidades de crime como furto, roubo e o mais grave deles que são os homicídios”, finalizou.

As forças de segurança também atuaram em embarcações buscando as novas formas de envio de entorpecentes e armas através do Porto de Paranaguá.

A Operação Ágata teve início em 23 de março, conduzida pela MarinhaDoBrasil, conta com a participação da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar do Paraná e Guarda Portuária.

Leia também