Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

TCP entrega computadores e drones à Prefeitura de Paranaguá

Equipamentos fornecidos pela TCP serão utilizados no monitoramento florestal e demográfico da cidade

Foto: Divulgação

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) entregou diversos equipamentos para georreferenciamento à Prefeitura de Paranaguá durante cerimônia no terminal nesta segunda-feira (27). 

Foram doados um drone; um computador de mesa com mouse, teclado e monitor; e um tablet, além de um software que permite processar imagens de câmeras RGB ou multiespectral. Esta ação faz parte das condicionantes recebidas pela TCP referentes às obras de ampliação do terminal portuário, finalizadas em 2019.

Os aparelhos foram uma demanda da Secretaria Municipal de Urbanismo de Paranaguá para aprimorar o trabalho de monitoramento e fiscalização da cidade. Helton Onose, superintendente de planejamento urbano da prefeitura, explica que os materiais “serão utilizados no monitoramento de áreas ambientalmente sensíveis, com objetivo de frear ações ilícitas prejudiciais ao meio ambiente, e no planejamento de regularização fundiária”.

Esta é a primeira vez que o setor de urbanismo recebeu um drone. O aparelho, com alcance de até 6 mil metros acima do mar, pode percorrer distâncias de até 30 km do ponto de partida. Átila Shiroma de Souza, superintendente de controle e análise da prefeitura, destaca que “a parceria do município com a TCP trará melhorias aos serviços públicos oferecidos à população, potencializando as políticas sustentáveis e melhorando a qualidade de vida dos parnanguaras”.

O gerente institucional da TCP, Allan Chiang, explica que as doações trarão “benefícios diretos ao trabalho de monitoramento do município, contribuindo nas ações de proteção e preservação ambiental de Paranaguá. O aporte faz parte de uma série de ações sociais realizadas pela empresa na região. Em 2022, foram mais de 60 projetos socioambientais executados no litoral paranaense. Um exemplo foi a inauguração da escola estadual na Ilha do Amparo, que buscou ampliar o acesso à educação na região. Outra atividade foi a ampliação da Associação de Moradores da Costeira. O novo espaço permitiu ampliar o número de atividades gratuitas aos moradores”.

Após o recebimento dos equipamentos, os servidores serão treinados pela própria prefeitura e irão desenvolver equipes para operarem os aparelhos. A ideia é que os aparelhos sejam utilizados pelos profissionais de fiscalização e de regularização fundiária.

Leia também