Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Grito de Carnaval em Guaratuba abre folia no Litoral

Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Antonina já se preparam para receber públicos recordes neste Carnaval.

O grande movimento verificado nesta temporada, o verão curto, as longas férias escolares na rede estadual e o cancelamento das festas em Paranaguá e Morretes geram uma grande expectativa nas quatro cidades e nas concessionárias das rodovias do Litoral.

Paranaguá vive uma epidemia de dengue que não atingiu os demais municípios. Em Morretes, o prefeito Helder dos Santos alega que não tem dinheiro. Guaratuba, Matinhos e Pontal fizeram parcerias com empresas e com o governo estadual.

Guaratuba inclusive aposta na antecipação da folia como forma de manter os turistas mais tempo na cidade. O Grito de Carnaval acontece neste sábado (dia 30) na avenida 29 de Abril, a partir das 22h, com trio elétrico e a cantora Fernanda Liz e sua banda.

A fórmula consagrada dos trios elétricos se repete no Carnaval em Guaratuba, nos dias 6 (sábado), 7 (domingo) e 8 (segunda-feira) – no último dia, com a tradicional Banda de Guaratuba; em todos os dias, com a Escola de samba Unidos de Guaratuba e os blocos formados por moradores e visitantes.

Matinhos e Pontal do Paraná também fazem o Carnaval de trios.

Em Matinhos, a festa também será de sábado a segunda-feira. Nos dois primeiros dias, os trios elétricos partem da praia de Caiobá ao balneário Matinhos. Na segunda, do balneário de Irajá até Praia Grande.

Em Pontal do Paraná, que não tem uma área central, a festa será mais uma vez espalhada pelos balneários. Os trios elétricos vão para Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. A prefeitura ainda não divulgou o calendário oficial, mas já está anunciando um banho de mar à fantasia.

Em Antonina, depois de longa indefinição, ficou confirmado a tradicional festa com escolas e blocos. A poucos dias do evento, o prefeito João Domero informa que ainda está atrás de recursos. Enquanto isto, as escolas e blocos já garantiram que farão a festa, seja qual dia for.

Leia também