Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

MP recomenda que Matinhos retome revisão do Plano Diretor

Detalhe da Proposta da Prefeitura de Matinhos
Detalhe da Proposta da Prefeitura de Matinhos

A 2ª Promotoria de Justiça de Matinhos expediu recomendação administrativa para que a prefeitura retome a revisão do Plano Diretor do Município com participação popular.

Em 2015, o município tentou realizar a revisão, mas, de acordo com o Ministério Público, “sem dar a devida publicidade ao processo nem garantir a participação popular nas decisões”. No dia 9 de outubro, a Prefeitura suspendeu uma audiência pública que se realizava depois de receber naquele momento uma recomendação do Ministério Público.

Na nova recomendação expedida nesta semana, a Promotoria alerta que, para que a revisão tenha legitimidade e legalidade, é necessário haver a adequada divulgação de todas as etapas do processo de revisão, para que os interessados possam participar das discussões.

O documento também recomenda, entre outras coisas, que a comissão revisora tenha representantes da sociedade civil, incluindo líderes comunitários, membros de movimentos sociais e profissionais especializados.

Segundo a Promotoria de Justiça, essas providências se fazem necessárias diante da “exigência legal de que a revisão do Plano Diretor seja precedida de processo participativo amplo e que se paute na discussão das propostas legislativas, assegurando publicidade e acesso prévio dos documentos e informações produzidos pela Comissão Revisora por tempo razoável, para consulta da população indistintamente, além da realização de audiências públicas com ampla divulgação, sob pena de ilegalidade e inconstitucionalidade do processo.”

 

 

Saiba as propostas de revisão apresentadas pela Prefeitura de Matinhos:
http://matinhos.pr.gov.br/prefeitura/planodiretor2015/

Leia também