Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Alunos do Curso de Docentes conhecem Câmara de Guaratuba

 

O presidente da Câmara de Guaratuba, Mordecai Magalhães de Oliveira, recebeu, nesta segunda-feira (16) alunos do Colégio Estadual Gratulino de Freitas.

Os estudantes são do 1º ano do curso de Formação de Docentes – antigo Magistério de nível médio – e vieram acompanhados dos professores Daniela “Dani” Santos e Guilherme Zavataro.

A iniciativa surgiu de uma proposta dos próprios alunos, interessados em conhecer o processo de elaboração das leis e do funcionamento do Legis

“Um projeto de aprendizagem iniciado nas aulas de Prática de Formação (estágio) pela equipe dos alunos Daniel Freitas, Erika Natio e Vinicius Gross se concretizou junto à disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico, com a presença do advogado e professor Guilherme Zavataro”, explica a professora Dani.

“Eles estudam em Prática de Formação sobre “Os sentidos e significados do trabalho do professor/educador”. Neste estudo, além da parte prática e da teoria é necessário o amparo legal. Quando foram apresentar o amparo legal os alunos começaram a se perguntar sobre como ocorre o “nascimento” de uma Lei. Então, eles convidaram o Guilherme para falar sobre isso. O projeto foi encampado pela disciplina de OTP que eu também leciono e se tornou algo para todos os alunos do 1ª ano. Ou seja, extrapolou a fala no grupo de estágio e atingiu os oitenta alunos” – continua.

“Em sala de aula, eles tiveram uma noção sobre o processo legislativo e nesta segunda feira concluíram a etapa com um visita a Câmara de Vereadores de nossa cidade para conhecer o trabalho dos Legisladores. Foram bem recebidos pelo presidente da Casa, vereador Oliveira, em toda a visitação. Uma aula na prática!” – completa a professora.

Depois de conhecerem as dependências, os alunos assistiram à sessão e puderam acompanhar os debates e as votações que aconteceram naquela noite. Entre outros projetos, foi debatido o PL 1.404, que cria o cargo de auxiliar de educação infantil no quadro do Município. O projeto foi colocado na Ordem do Dia por votação da maioria dos vereadores, mas acabou não sendo votado por um pedido de vistas.

 

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More