Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba tem mais de 2.000 títulos cancelados e suspensos

Estatística divulgada pela Justiça Eleitoral no último dia 12 aponta que 1.914 eleitores tiveram os títulos cancelados e 381 foram suspensos em Guaratuba.

Tem o título cancelado, o eleitor que não comparece para votar em três turnos consecutivos de eleições. O título pode ser suspenso no período de cumprimento do serviço militar obrigatório, por condenação ou por declaração de incapacidade civil.

Com estes resultados e os novos alistamentos, o eleitorado no município alcança o número de 27.184, um aumento de pouco mais de 9% em comparação com a última eleição municipal, há quatro anos.

Em 2012, havia 25.483 eleitores inscritos e compareceram para votar 20.502, uma abstenção de quase 20%. Se a tendência se repetir, pouco menos de 22 mil eleitores vão comparecer às 79 seções de votação no dia 2 de outubro.

Os dados divulgados e a pesquisa histórica permitem estimar que a votação para vereador, que teve 19.676 votos válidos (95,97% do comparecimento), será de aproximadamente de 21 mil votos válidos.

Seguindo no exercício, o quociente eleitoral – número mínimo para um partido ou coligação ocupar uma primeira vaga –, que foi de 1.514 votos, será em torno de pouco mais de 1.600.

Paranaguá – O maior colégio eleitoral do Litoral do Paraná perdeu a possibilidade de ter eleição em dois turnos. Em Paranaguá, mais de 22 mil pessoas tiveram os títulos cancelados ou suspensos. Faltaram menos de 8.000 eleitores para alcançar o número de 100 mil, o que faria com que a eleição para prefeito neste ano tivesse segundo turno.

Veja os números da Estatística do Eleitorado em Guaratuba e nos demais municípios do Litoral

 

Leia também